1º Beta Jornalismo será no dia 09 de novembro

Evento anual de jornalismo da PUCPR reúne profissionais renomados da comunicação brasileira para discutir jornalismo independente e a produção multimídia e multiplataforma

Entrando para o circuito de grandes eventos de jornalismo, o curso de Jornalismo da PUCPR estreia, em 2013, o Beta Jornalismo, encontro que reunirá profissionais de destaque para discutir o cenário contemporâneo da comunicação mundial. O evento, que será no dia 9 de novembro, das 9h às 18h, no TUCA (Teatro Universitário da PUCPR), tem como principais pautas o jornalismo independente e a produção multimídia e multiplataforma.

Segundo a organização, são esperados mais de 400 profissionais da comunicação e estudantes. Ao todo serão sete palestras com discussões sobre tecnologia, conteúdo, possibilidades e o futuro da comunicação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo hotsite.

De acordo com Julius Nunes, coordenador do curso de Jornalismo, o Beta Jornalismo tem como principal objetivo concentrar atualidades, provocando os participantes a pensar fora da caixinha. “Estamos vivendo um momento de consolidação da era digital, com profissionais expandindo cada vez mais seus horizontes e formas de comunicar. A academia precisa seguir o fluxo, abrindo suas portas para essas discussões importantes, instigantes e extremamente atuais”, explica.

Eliane Francisco, decana da Escola de Comunicação e Artes (ECA), reitera ainda que iniciativas como essa refletem o novo ritmo dos cursos da ECA, que passaram por diversas reformas nos últimos meses. “O mercado de trabalho demanda que os nossos alunos sejam profissionais completos – e é assim que buscamos formá-los: atualizados, com um conhecimento vasto e com toda a bagagem necessária para que sejam inovadores”, finaliza.

 

Programação

08h00 – Credenciamento e Welcome coffee

09h00 – Abertura oficial

09h15 – Storytelling e Transmedia: os desafios de contar histórias na sociedade da convergência – Marcelo Andrade (RJ)

10h15 – Os webdocumentários e as novas possibilidades da narrativa documental – Marcelo Bauer (SP)

11h15 – Infografia digital, newsgames e jornalismo multimídia – Daniel Lazaroni (SP) e Otávio Cohen (SP)

12h00 às 13h30 – Intervalo

14h00 – Narrativa transmídia em segunda tela – Introdução e oportunidades – Gustavo Mills (SP)

15h00 – Novas ilusões perdidas: de Balzac a Zuckeberg – Luiz Andrioli (PR)

16h00 – Negócios Digitais e Produtos Multiplataforma dos Jornais Gazeta – Marcus Yabe (PR)

17h00 – Jornalismo independente experimental: existe vida inteligente fora das redações – André Deak (SP)

Serviço:
1º Beta Jornalismo
Data: 9 de novembro (sábado)
Horário: das 9h às 18h
Local: TUCA (bloco azul) – PUCPR – Câmpus Prado Velho
Inscrições: www.portalcomunicare.com.br/betajornalismo
Entrada gratuita

 

Fechado para comentários.