_22537520-df7e-11e5-aad2-a48cf0f6d9d5
Heróis “se reiventam” e ganham espaço nos cinemas

Filmes baseados em quadrinhos conquistam o público

Felipe Santos, Ruan Felipe e Yuri Bascopé

Na última década, as empresas de quadrinhos DC Comics e Marvel Comics decidiram entrar com força no ramo cinematográfico, uma jogada de início duvidoso, mas que, com o passar do tempo, trazendo a fidelidade aos HQ’s, tornou-se uma receita que vem dando certo.

Os filmes e séries de heróis estão presentes desde muito tempo, como Batman de Adam West, nos anos 60. Mas, recentemente, os filmes de heróis alcançaram um novo patamar, através de grande investimento e parcerias entre estúdios, competindo com grandes nomes do cinema atual. Também houve mudança no perfil dos heróis retratados nas telas.

A Marvel, em parceria com a Sony, que detém os direitos de imagem do Homem Aranha, se destacou em 2002 com o lançamento do primeiro filme da franquia do Homem Aranha no século,  tendo Tobey Maguire como ator principal. O longa metragem que deu início à introdução dos filmes do gênero mais aprimorados ao cinema, trazendo mais realidade e atrativos aos espectadores.

Com grande sucesso dos personagens da Marvel nos cinemas, a DC Comics resolveu investir pesado ao ponto de poder se destacar na 7° arte assim como seu rival. A companhia teve alguns filmes publicados nos últimos anos, tendo como maior sucesso “Batman, o Cavalheiro das Trevas”, filme que rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Heath Ledger, que veio a falecer após a longa metragem, tornando deste filme histórico.

Crítico destaca heróis “Lado B”

Crítico de Cinema, Paulo Camargo comenta sobre os heróis no cinema. “Hoje existe uma profusão de filmes de super-heróis, mas acho que os mais interessantes são os heróis ‘lado B’, como Homem Formiga e Deadpool, que são filmes que de certa maneira, subvertem a fórmula clássica dos filmes de super herói, e relaciona a ideia do heroísmo ao homem comum, sendo uma certa sátira e visão crítica aos heróis do time principal.”

Nos últimos anos, títulos como Capitão América e Os Vingadores se tornaram-se obras primas, com roteiros de muita ação mas com certo toque cômico, sendo um prato cheio para os fãs dos filmes de heróis.
Neste ano, a DC traz filmes como Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida, filmes muito esperados por fãs da franquia. Já a Marvel tem como principais fimes do ano Deadpool e Capitão América – Guerra Cívil, a franquia de X-man Apocalipse, além do pouco conhecido Doutor Estranho, previsto para o final do ano. Confira um vídeo apresentado essas novidades:

Fechado para comentários.