A busca pela perfeição

Com diversos recursos para obter o corpo perfeito os suplementos alimentares são as opções preferidas dos jovens 

Gabriela Kuzma

9 entre 10 jovens fazem o uso de suplementos alimentares

9 entre 10 jovens fazem o uso de suplementos alimentares

Baratos e com efeitos rápidos, os suplementos fornecem ao organismo substâncias que nas refeições não são ingeridas em quantidades suficientes a ponto de promover ganhos de massa muscular. Entre várias classificações eles podem ser vendidos em cápsulas, pó, pastilhas, líquidos, granulados e tabletes.

A maioria dos alunos de academia entra nesse universo da suplementação por indicação de quem já usou e garante um bom resultado, porém muitas pessoas têm feito seu uso indiscriminadamente. Para que sua utilização seja adequada sempre é bom passar por um profissional da saúde . “A gente indica produtos, mas não sabe o histórico do paciente, a pessoa vai ingerir um produto que ela desconhece, tem que consultar um médico antes”, afirma Gabriela Pimpão, atendente na loja Cabana do Atleta.

O usuário Felipe Santos diz ter começado por indicação de amigos e professores e não achou necessária a consulta com um medico. Ao contrario de Gabriel Ferreira que ao sentir vontade de começar consultou um especialista.

Os suplementos só são indicados para praticantes de atividade física e atletas, eles servem para complementar a dieta de uma pessoa saudável, servindo como um auxilio ao resultado que vai se obter, jamais podem substituir refeições ou servir como dieta exclusiva. “O suplemento apenas facilita a ingestão de certos nutrientes. Já que para um corpo saudável é necessário repouso, alimentação e treino, então os nutrientes são essenciais os suplementos não”, alega Paulo Rodriguez personal trainer.

Muitos desses produtos apresentam efeitos colaterais se o usuário for portador de algum tipo de doença, ou se fizer excesso de dosagem, como é o caso de muitas pessoas que tentam procurar resultados mais rápido para o verão. “Deveria ser o reverso, o pessoal não faz a operação verão no inverno. Pelo menos aqui nessa loja muita gene ainda esta vindo no verão querendo buscar resultado da noite para o dia, ainda não se conscientizaram que isso não funciona”, conclui Pimpão.

Anabolizantes

Muitas vezes eles podem ser confundidos com suplementos. Mas os anabolizantes são medicamentos para tratar ou prevenir problemas relacionados ao hormônio masculino (testosterona) ou do crescimento (GH) e interferem também na formação muscular.

O seu uso pode causar crescimento da mama e infertilidade nos homens, e queda de cabelo, voz grave e aumento dos pelos nas mulheres. Além de poder ocasionar doenças cardíacas, hipertensão e danos ao fígado em ambos os sexos, ele atingi o músculo cardíaco, assim o coração fica maior e depois de um tempo não bate com a mesma potência.

Fechado para comentários.