foto_menor
Alunos de Jornalismo da PUCPR produzirão reportagens nos Estados Unidos

Em 12 dias, o grupo deve colher material para reportagens multimídia e um webdocumentário sobre a cultura norte-americana e brasileiros que vivem nos EUA

Guilherme Zuchetti, Jéssica Carvalho e Julius Nunes

Durante as próximas semanas, 14 estudantes de Jornalismo participarão do primeiro programa internacional promovido pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR. Sob a orientação do coordenador do curso, professor Julius Nunes, eles terão o prazo de 12 dias, entre 14 e 26 de setembro, para desenvolver reportagens sobre o estilo de vida e a cultura dos norte-americanos, bem como sobre o perfil do brasileiro que vive no exterior.

Os alunos viajarão para os Estados Unidos, onde passarão por Kent, em Ohio, e contarão com o apoio dos acadêmicos da Kent State University (KSU), universidade parceira da PUCPR no desenvolvimento dos primeiros materiais multimídia. Depois, irão a Nova York. Além de reportagens sobre diversos assuntos, o material deve compor um webdocumentário, que será finalizado quando o grupo retornar ao Brasil.

 

De acordo com o coordenador Julius Nunes, em 2013, os cursos de comunicação da PUCPR foram remodelados e estão mais robustos e atualizados. Essa atividade é reflexo disso. “Vamos aos EUA para trabalhar com conteúdo multimídia, que é uma tendência de mercado, e possibilitar aos alunos um primeiro contato com o jornalismo internacional, o que é muito importante neste contexto de globalização”, explica.

No webdocumentário, o tema central será explorado de diversas maneiras. A dívida estudantil, os subempregos e as mudanças que afetam os hábitos de quem vive nos EUA serão algumas das abordagens. Para Guilherme Zuchetti, estudante do 6º período, e editor do projeto, a expectativa é de que essa vivência seja extremamente benéfica na formação dele e de seus colegas. “É um desafio. Teremos que agregar o melhor conteúdo possível em duas semanas. A habilidade que adquirimos em sala de aula será colocada à prova quando aterrissarmos nos EUA”, afirma.

O grupo também registrará em vídeo toda a sua experiência no exterior. A ideia é produzir uma série de programetes em formato reality show. “O reality show é um formato bem aceito pelos jovens e queremos contar os bastidores de nossa viagem de um jeito descontraído. Sabemos que vamos vivenciar muita coisa bacana, mas alguns contratempos podem ocorrer, e tudo será registrado”, anuncia o coordenador.

Cássia Morghett, da Diretoria de Relações Internacionais da PUCPR, afirma ainda que a PUCPR está em processo e internacionalização e iniciativas como essa são de extrema importância para todos. Aos alunos, além do enriquecimento profissional proporcionado pela experiência, ela ainda ressalta que haverá ganho pessoal. “Em Kent, eles estreitarão os laços que foram construídos quando os norte-americanos vieram até a nossa universidade, em março deste ano, e poderão aperfeiçoar o domínio do inglês”, diz.

Para a decana da Escola de Comunicação e Artes, professora Eliane Francisco Maffezzolli, esta atividade internacional do curso de Jornalismo é apenas o começo de uma série de ações que serão desenvolvidas pela ECA. “Estamos muito felizes com este projeto e pretendemos desenvolvê-lo todos os anos, e em diversos países. Além disso, a Escola está fechando, com instituições estrangeiras, a possibilidade de dupla diplomação para os cursos de Comunicação e Artes. É um momento importante da PUCPR e que tem como objetivo proporcionar mais diferenciais competitivos aos estudantes de nossa instituição”, conclui.

Fechado para comentários.