sem-imagem
Ao Leitor – Comunicare (maio de 2013)

Miguel Angelo Manassés
Coordenador de Redação

 

O aprendizado é um processo evolutivo que tem como principal objetivo a melhoria contínua. É com esta proposta que lançamos o segundo Comunicare de 2013.

Com uma edição mais voltada para temas que são de interesse dos curitibanos, o grande desafio dos nossos alunos foi produzir reportagens mais extensas, com o dinamismo que o jornalismo atual exige. Para se alcançar esse denominador comum, além de trabalharmos a produção textual, matéria-prima na busca pela excelência no jornalismo, que visa sempre oferecer ao leitor a informação de qualidade, investimos em fotos, gráficos e infográficos, que enriqueceram ainda mais as matérias.

A reportagem de capa destaca a recém-inaugurada FTD Digital Arena da PUCPR, que traz para o Brasil a inovadora tecnologia 4D Full Dome, unindo os encantos de um cinema estereoscópio de alta definição com as possibilidades de pesquisa em um planetário. A nova arena servirá também para apresentações de shows e peças de teatro, bem como transmissões em TV digital.

A tecnologia também foi citada em nossa primeira entrevista, que discutiu o atual cenário das mídias digitais, bem como na reportagem que apresentou o projeto da nova base brasileira na Antártica, de autoria de dois curitibanos e na matéria que apresentou as páginas de paquera na internet, a nova coqueluche dos estudantes universitários.

Outro destaque desta edição é a reportagem que demonstra a importância da participação de crianças e adolescentes na política. Duas escolas de Curitiba dão show de cidadania: em uma delas os alunos do Ensino Médio fiscalizam o trabalho dos vereadores; na outra, crianças atuam como políticos, com direito a eleição direta e responsabilidade de administrar uma mini cidade.

Além das reportagens já citadas, o Comunicare de maio discutiu temas polêmicos como o excesso de exercícios físicos, que pode transformar em doença, no caso, a vigorexia; a redução da maioridade penal, que divide opiniões entre as autoridades e a população; a reforma na Rua Augusto Stresser, que gerou protestos dos comerciantes da região, que se mostram insatisfeitos com a falta de sinalização da via; o debate sobre o PEC 37, que pretende limitar o poder de investigação do Ministério Público; e o salário de Gustavo Fruet, considerado o mais alto entre os prefeitos do país.

A cultura também foi valorizada nesta edição, com a comemoração dos 28 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná e a disputa, cada vez maior, na preferência dos leitores, entre os livros impressos e os e-books, além do projeto Motion Layers, que propõe substituir as pichações encontradas no prédios do centro de Curitiba por painéis pintados por artistas plásticos.

O interesse do público, pautado pelo jornalismo de proximidade, enfocando temas que afetam a população, direta ou indiretamente, como as obras no aeroporto Afonso Pena; o vandalismo causado pelas pichações em prédios e logradouros; o treinamento de cães que auxiliam a polícia no combate ao crime e a importância dos exercícios físicos na terceira idade foram temas de reportagem desenvolvidas pro nossos alunos.

Por fim, mesclando jornalismo de proximidade, com temas atuais, polêmicos e de interesse público, a edição de maio do jornal Comunicare chega até os leitores com a proposta de apresentar informação de qualidade para todos.

Fechado para comentários.