Foto: Divulgação/FCC
Arte performática prepara Curitiba para Bienal

Apresentações  antecipam a Bienal Internacional de Curitiba, que ocorre em outubro

Por Caroline Farias, Sophia Cabral e Thais Camargo

Curitiba recebe, até este domingo (23), uma série de eventos da chamada Semana Performática, atração preparatória para a Bienal Internacional de Curitiba,  que ocorrerá em outubro. As apresentações, que tem entrada gratuita, começaram na última terça-feira (17) e são realizadas por artistas de diversas origens, como o polonês Arti Grabowski e a americana Alison Crocetta, além de brasileiros de destaque no cenário artístico.

A partir desta sexta-feira (21), serão feitas cinco apresentações em lugares distintos da cidade, incluindo as principais praças de Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Bicicletaria Cultural. Veja detalhes na tabela abaixo.

TabelaProgramacao

“Na edição passada, a performance foi dividida em três grupos, com quatro performances por grupo. Desta vez, foi concentrado tudo em uma semana”, explica a presidente da Bienal Internacional de Curitiba, Luciana Casagrande Pereira. “A expectativa é de um público maior, de uma participação maior da população, além de funcionar como um preview da Bienal”, acrescenta.

Público se surpreende

A arte performática, que marca o evento, pode causar diferentes reações no público. “Algumas pessoas choram, outros riem. É uma reação individual. Tem pessoas que vibram muito, tem outras que não gostam, que se incomodam, depende do tipo de performance. Mas, normalmente, a reação é de surpresa e prazer”, explica Luciana.

Professora da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Adalgisa Oliveira, afirma que “a arte extrapola os muros dos museus e galerias e ganha outros ambientes, contextos e locais de atuação”.

Na visão da produtora cultura e artista plástica Karla Keiko, a sociedade está se sensibilizando mais com a arte. “As pessoas estão viajando mais, e abrindo mais a cabeça”.

A Bienal Internacional de Curitiba,  que ocorrerá em outubro, comemora 22 anos, em sua 5ª edição, com o tema “Luz do Mundo”.

Fechado para comentários.