Batel pode ter novo ponto turístico em rua coberta

por Ex-alunos
Batel pode ter novo ponto turístico em rua coberta

Projeto da Vereadora Julieta Reis (DEM) propõe encobrir trecho da Rua Fernando Simas

Luciano Simão

Um novo projeto de lei propõe a criação de uma rua coberta no bairro Batel, ao lado da Praça da Espanha. Trata-se da rua Fernando Simas, mais especificamente o trecho entre as ruas Dr. Carlos de Carvalho e Saldanha Marinho.

O projeto, de autoria da vereadora Julieta Reis, se baseia em exemplos de sucesso como o de Gramado (RS), onde a famosa Avenida Borges de Medeiros atrai milhares de turistas durante o ano todo. O objetivo, para a vereadora, é o de promover o comércio e a atividade cultural na região do Batel Soho, onde há muitos restaurantes e bares que se beneficiariam com o movimento gerado pela obra.

Em Gramado (RS), já existe um complexo parecido (foto de cima), na Av. Borges de Medeiros. O projeto da senadora seria semelhante na Rua

Em Gramado (RS), já existe um complexo parecido (foto de cima). O projeto da vereadora seria semelhante na Rua Fernando Simas Fotos: Google Maps / Luciano Simão

Segundo Julieta Reis, a chuva e o tempo ruim em Curitiba também inspiraram o projeto, que já foi encaminhado para a prefeitura da cidade para avaliação. Em relação a possíveis polêmicas em reação a mais uma proposta de obra no Batel, a vereadora afirma não ter medo delas, enfatizando a importância econômica e cultural do local.

Para Lucas Bordignon, sócio do Café Bordignon (rua Dr. Carlos de Carvalho), a proposta pode até beneficiar, mas não a todo o Batel. O estímulo à economia se restringiria à rua Fernando Simas, já que a obra “tiraria o movimento dos comércios ao redor”, afirma o proprietário.

Obras Polêmicas no Batel

A cobertura da Fernando Simas é apenas a mais recente proposta controversa de novas obras no Batel.

Em 2012, houve a polêmica das calçadas de granito na Avenida Bispo Dom José. Segundo opositores da reforma, o granito custaria mais aos cofres públicos do que o material convencional utilizado na recuperação das calçadas de outros bairros.

Em maio deste ano, cerca de cem pessoas participaram do protesto “Farofada no Granito”. O projeto, implantado por Luciano Ducci (PSB), foi revisto pelo atual prefeito Gustavo Fruet (PDT). Além disso, houve também críticas direcionadas à instalação de 38 bancos de madeira maciça na mesma Avenida.

Equipe: Roberto Rohden; Luciano Simão; Pedro Melo; Vithor Marques.