catalisa 2 imagem
Centro Acadêmico de Comunicação e Artes realiza Semana Acadêmica

Aprimorar o conhecimento acadêmico do aluno e o integrar com o mercado de trabalho é a principal função do evento

Bruna Martins Oliveira

“Inspirando criatividade, gerando inovação”. Este é o tema de 2013 da Semana Acadêmica da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mais conhecida por “Catalisa”. Organizada pelos membros do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOM), o evento tem por objetivo a aproximação dos graduandos com profissionais renomados do mercado de trabalho.

Segundo Daniel Cho, presidente do CACOM, a escolha dos palestrantes foi estratégica, de modo que todas as graduações da Escola de Comunicação e Artes fossem destacadas.   “Nós queríamos que a semana acadêmica tivesse uma cara de congresso. Procuramos por palestrantes que não focassem em um só tema,  e sim em temas que fossem utilizados por todas as graduações não só de Comunicação, mas também de Artes. Estruturamos as atividades em grandes conferências, que são palestras para todos os cursos; seminários temáticos (mais específicos de cada área) e oficinas”, explica.

Cho ainda enfatiza a importância do evento e os benefícios que o aluno adquire com isto. “Queremos privilegiar a formação de um profissional holístico, ou seja, ele precisa ter o conhecimento completo de todos os processos de comunicação. Buscamos palestrantes que são referências no mercado nacional e local.  E o nosso enfoque desse ano foi fazer com o que o mercado e o meio acadêmico se encontrassem em um ambiente favorável”.

Auditórios ficam lotados devido as palestras
Foto: divulgação

 

 

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

Centenas de alunos estão envolvidos nas atividades da Semana Acadêmica até o fim desta semana. Em geral, os alunos elogiaram a seleção dos profissionais, porém reclamaram da desorganização do evento.

De acordo com Simone Tavares, estudante de Relações Públicas a programação foi bem planejada, porém, alguns imprevistos aconteceram. “Acho que a semana acadêmica é uma oportunidade para trocar conhecimento. Os palestrantes foram bem selecionados e houve um interesse em atender a demanda de todas as habilitações de Comunicação. Houve um pouco de desorganização, mas é normal para um evento de grande porte”, opina.

Para a estudante Letícia Tacla, houve variedade nos temas abordados, e mesmo com as falhas na organização o evento está sendo bem aproveitado. “Os temas das palestras são bem diversificados, o que é bom, pois envolvem a comunicação de um modo mais amplo e não separado por categorias. Outro ponto importante é que os profissionais escolhidos são renomados e de qualidade. As falhas na organização existem; na segunda-feira isso foi mais intenso e então ficamos meio perdidos, mas é normal”, diz.

O presidente do CACOM pediu desculpas aos transtornos causados para os alunos e afirmou que os membros do Centro Acadêmico estão trabalhando para resolver as falhas e atender a demanda de todos os participantes.

Estudantes esclarecem dúvidas sobre o mercado de trabalho
Foto: divulgação

 

Confira a programação desta quinta-feira

Nesta quinta-feira (15), os acadêmicos contam com várias atividades. Oficinas e seminários temáticos tomaram conta dos espaços do LabCom pela manhã. A noite também será repleta de atrações que ocorrerão nas dependências do Bloco Verde.

 

Expectativas para o encerramento

Nesta sexta-feira (16), a “Catalisa” terá o seu encerramento. Entre os palestrantes deste último dia, está Tokie Esaka, diretora de criação da Walt Disney da América do Sul. A palestra será inédita.  Além disso, o evento terá duas grandes conferências, sendo uma delas com o publicitário Tiago Luz que falará sobre “Criatividade e Inovação em Comunicação” e outra com o jornalista Herivelto Oliveira. A programação ocorrerá no Bloco Verde.

Oficinas temáticas foram bem procuradas pelos alunos
Foto: divulgação

Equipe: Bruna Martins, Caroline Paulart e Gilberto Stori Junior

 

Fechado para comentários.