Um incrível sabor tostado com notas de café e chocolate. Foto: Divulgação
5 cervejarias que vale a pena conhecer em Curitiba

Segmento de cervejarias artesanais está em expansão

Por Thaise Borges

 

1. BodeBrown

Cerveja com aroma cítricos e notas frutadas. Foto: Divulgação

Cerveja com aroma cítricos e notas frutadas. Foto: Divulgação

Localizada no Hauer, a cervejaria Bodebrown existe desde 2009 e foi criada pelo pernambucano Samuel Cavalcanti. É primeira cervejaria escola do país, que promove cursos voltados à produção, degustação e harmonização de cervejas com renomados profissionais.

A cervejaria já venceu vários prêmios, como a Medalha de Ouro no Mondial de la Biére, da Bélgica, com a Wee Heavy, em 2012. O analista de sistemas Thiago Borges frequenta a Bodebrown e diz apreciar o local em razão das cervejas diferentes que encontra.Para os iniciantes na degustação, Thiago indica a Hopp Weiss, por ser uma cerveja palatável e não tão amarga.

Aos sábados, a Bodebrown realiza o Growler Day, que celebra a cada edição uma cerveja diferente. A bebida fresca, servida como chope, pode ser levada para casa nos Growlers.

Serviço:

Endereço: Rua Carlos de Laet, 1015 – Hauer

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h30 às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h

Contato: (41) 3082-6354

 

2. Bier Hoff

Um incrível sabor tostado com notas de café e chocolate. Foto: Divulgação

Um sabor tostado com notas de café e chocolate. Foto: Divulgação

Os cirurgiões-dentistas José Antonio Mario Neto e Valdecir Scopel decidiram criar a Bier Hoff em 2002. A primeira cerveja criada foi a Bier Hoff Original, depois a Bier Hoff Premiun, seguida de Weizen, Nigra, Bier Hoff Pilsner, IPA e a Red ALE. Em 2012, quando a marca comemorou 10 anos, foi lançada a Witbier. O lançamento mais recente é a Pumpkin Ale.

As cervejas Bier Hoff seguem a Lei da Pureza da Bavária, isso quer dizer que, é utilizada apenas água potável triplamente filtrada, além do malte da cevada selecionado, três tipos de lúpulo oriundos da República Tcheca e levedura (fermento) de origem francesa, para garantir a prevervação dos sabores naturais da cerveja.

Serviço:

Shopping Palladium – Telefone: (41) 3076-3700

Endereço: Av. Presidente Kennedy, 4121

Shopping Total- Telefone: (41) 3045-0022

Endereço: Rua Itacolomi, 292

Shopping Estação-Telefone: (41) 3019-9010

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2775

 

3- Gauden Bier

Cerveja diferenciada e de primeira linha Foto: Divulgação

Há sete anos, os empreendedores Ronaldo Flor e Luciano Reis abriram a Cervejaria Curitiba. A Gaudenbier está localizada no famoso bairro de Santa Felicidade e seu parque cervejeiro suporta atualmente uma produção de 38 mil litros por mês com capacidade total de 120 mil litros por mês. São mais de 40 diferentes cervejas produzidas, como as suas próprias marcas GaudenBier e Pagan.

No ano passado, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas, com a GaudenBier Hefe Weissbier, Gasoline Soul, DUM Petroleum, The Beers Underground Rock Pale Ale, GaudenBier Bock e Pagan Strong Bitter; e duas ouro no The Great South Beer Cup IV.

Serviço:

– Endereço: Avenida Manoel Ribas, 6995 – Santa Felicidade

– Telefone: (41) 3273-6666

 

4. Klein Bier

Cerveja com aroma de malte e com notas de amêndoas Foto: Divulgação

A cervejaria foi fundada em 2009, por Suelen e Henrique Presser, após fabricarem suas próprias cervejas em casa, para amigos e familiares, com produções modestas de 20 litros. Isso deu a ideia de negócio e eles resolveram aperfeiçoar os conhecimentos e investirem na escala comercial e,  primeiramente com três estilos de chope.

Em 2011, a empresa entrou no mercado de cervejas. Hoje. a Klein produz 10 rótulos diferentes, com prêmios conquistados no South Beer Cup e no Festival Brasileiro da Cerveja. Os estilos mais predominantes são Weiss, Brown Ale, Tchec e Stout

Serviço:

– Endereço: Rua Augusto Dering Sobrinho, 450, Ferraria — Campo Largo/PR

– Telefone: (41) 3292-6909

 

5. Way Beer

Funk Way é um dos lançamentos do Mondial. Foto: Divulgação

Funk Way é um dos lançamentos do Mondial. Foto: Divulgação

Criada há quatro anos, a cervejaria conquistou diversos prêmios, entre eles o de melhor Pale Ale do Brasil, entregue no 1.º Prêmio Maxim de Cervejas Brasileiras. Também conquistou medalhas de prata e ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas. Ela segue a escola americana, principalmente pela liberdade de criação e foco na qualidade. Foi pioneira na introdução de vários estilos no Brasil, entre eles as sour beers. Hoje fabrica 12 cervejas, como Amburana Lager, Cream Porter, Irish Red Ale, Avelã Porter e Sour.

Amburana Lager é uma cerveja escura, de alto teor alcoólico e tipicamente brasileira. É envelhecida na madeira e deixa um perfil adocicado. É possível ainda sentir notas de baunilha e frutas secas American Pale Ale. Lúpulos americanos dão sabor cítrico e amargor agradável a esta cerveja, que é clara e de final marcante. O método Dry Hopping, que é a adição de lúpulo no final do processo de maturação, é utilizado para lhe dar mais aroma.

Serviço:

– Endereço: Rua Pérola, 331 – Pinhais/PR

– Telefone: (41) 3653-8853

Fechado para comentários.