5 hospitais para fazer trabalho voluntário

Ação ajuda pacientes e traz benefícios aos voluntários

Por Letícia Aleixo

Realizar trabalho voluntário, além de ajudar muitos pacientes de hospitais, permite conhecer pessoas que passam por uma situação diferente da sua e fazer novas amizades. “O voluntário aprende mais com os pacientes do que os ensina. Cada gesto tem um significado”, conta Margarida Fugiwaram, que faz o voluntariado no Hospital de Clínicas.

O Portal Comunicare listou 5 hospitais de Curitiba para quem deseja fazer trabalho voluntário.

 

1.  Hospital Pequeno Príncipe

Voluntariado-51

O Hospital Pequeno Príncipe teve a iniciativa de criar o voluntariado em 1919. Os voluntários doam tempo, criatividade e habilidades para atender e ajudar crianças e adolescentes em tratamento, e ajudam também as famílias dos pacientes.

Os voluntários são responsáveis pela recreação com as crianças e adolescentes nos ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas, bem como pela higienização dos brinquedos e organização das roupas de bazar.

Para realizar trabalho voluntário no Hospital Pequeno Príncipe, é necessário ir até o local para fazer a inscrição, que é realizada sempre no início do mês. A próxima inscrição será no dia 3 de novembro, uma terça-feira, a partir das 8h e com encerramento previsto após preenchimento de todas as vagas, que é feito por ordem de chegada.

2.  Santa Casa de Curitiba

santa-casa-curitiba

A Santa Casa de Curitiba acredita que o voluntariado é um serviço que tem como objetivo oferecer à sociedade civil a oportunidade de desenvolver um trabalho, fundamentado na perspectiva solidária e humanizada, junto aos usuários e clientes do hospital.

Para se tornar voluntário, é necessário assistir uma palestra aberta e gratuita ao público, administrada pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba. Para agendar a participação, ligue para: (41) 3322-8076.

3.  Hospital de Clínicas

Hospital de Clinicas

Em 1990 o Serviço de Voluntários do Hospital de Clínicas foi implantado pela assistente social Iwonka Blasi e pelo médico Ricardo Akel. O voluntariado tem como objetivo proporcionar amparo diferenciado ao paciente, atendendo-o com carinho e solidariedade, promovendo a integração entre a comunidade externa e o hospital e dando espaço para o exercício da cidadania.

Entre as atividades desenvolvidas pelos voluntários, estão condução de pacientes para exames, alta hospitalar, projeto Posso Ajudar, serviço de cabeleireiro, projeto Visita de Apoio, serviço de manutenção, recreação hospitalar e atividades em setores específicos do hospital.

“No decorrer da execução das tarefas, nos deparamos com um universo de diferentes emoções. Porém, nos deparamos também com compensação e muita realização pessoal”, diz a coordenadora do Serviço de Voluntários do Hospital de Clínicas, Maricê Cordeiro.

Para ser voluntario no Hospital de Clínicas, basta  marcar uma visita de experiênciapara conhecer o serviço. O telefone de contato é (41) 3360-18-61.

4.  Hospital Evangélico

Hospital Evangélico

Um grupo formado por cinco mulheres há muitos anos deu início ao Serviço de Voluntariado do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Hoje, o voluntariado conta com dezenas de voluntários que colaboram dentro e fora do hospital, em prol daqueles que estão internados.

Para informações sobre como participar, entre em contato pelo e-mail: voluntariado@evangélico.org.br ou pelo telefone: (41) 3240-5229 ou (41) 3240-5230.

5.  Hospital Universitário Cajuru

Cajuru

O Serviço de Voluntariado do Hospital Universitário Cajuru é uma atividade que tem como objetivo disponibilizar à sociedade a chance de produzir o trabalho voluntário, estabelecido na concepção solidária junto aos pacientes do Hospital.

Quem deseja iniciar uma atividade voluntária no Hospital Universitário Cajuru deverá assistir à palestra “Ser Voluntário”, que é aberta e gratuita e é realizada pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba. Para agendar a participação, é necessário ligar para o telefone: (41) 3322-8076.

Fechado para comentários.