Cinco lugares para experimentar sorvetes diferentes em Curitiba

Gelato que leva queijo é um dos destaques

Por Bernardo Gruber, Lucas Souza, Maria  Carolina  Oliveira e Mariana Balan

 

Com o início da Primavera, o calor que já rondava a capital paranaense desde agosto chegou para ficar – e crescer. A reportagem do Comunicare relacionou cinco sorveterias da cidade onde é possível experimentar sabores diferenciados, fugindo dos clássicos flocos ou pistache.

 

1 – Pedacinho do Nordeste – Localizada no Água Verde, a Pedacinho do Nordeste existe desde 2001 e tem a proposta de trazer sabores de sorvete do outro extremo do país.

A sorveteria conta com um buffet que contempla sabores de frutas como cupuaçu, graviola, cajá, siriguela, tamarindo, açaí e bacuri, além de castanha do Pará, castanha de caju e tapioca. Os sorvetes podem ser vendidos no sistema por aquilo ou por bola, com o valor e R$3,80 cada.

Para quem não gosta de sorvetes diferentes, a casa oferece gelatos italianos clássicos, como amaretto, sundae e banana split.

Serviço:

– Endereço: Rua Marquês do Paraná, 947 – Água Verde

– Horário de Funcionamento: de segunda a domingo, das 12h às 20h

– Contato: (41) 3342-7067

 

Banana split da Pedacinho do Nordeste (Imagem: Miely Carvalho Fotografia/Facebook) Banana split da Pedacinho do Nordeste (Imagem: Miely Carvalho Fotografia/Facebook)

 

2 – Bertoni Gelateria Italiana – Junto de uma locadora no bairro Cristo Rei, funciona uma gelateria que mistura o universo do cinema e o dos sorvetes. Servindo produtos sempre feitos com ingredientes frescos, a Bertoni Gelateria Italiana nomeia os sabores com títulos de filmes.

Os sorvetes que levam frutas (chamados de sorbet) são sazonais, priorizando frutas da estação, uma vez que a casa não usa produtos congelados. Os demais, que são os gelatos italianos, revezam-se na vitrine para que o cliente sempre possa ter surpresas ao visitar a sorveteria. No cardápio, há sabores não convencionais, como um gelato que leva mascarpone (um queijo italiano cremoso) e outro feito com jabuticaba fresca.

No dia em que a reportagem do Comunicare esteve no local, os sabores disponíveis eram Capitão América (morango, amora, mirtilo e framboesas), Meu Malvado Favorito (abacaxi), Hulk (menta com chocolate), Batman (chocolate trufado), Bob Esponja (maracujá), Ratatouille (queijo italiano mascarpone com goiabada caseira), Se Beber, Não Case (cappuccino), O Homem de Aço (goiaba vermelha), Gato de Botas (banoffee – nata, doce de leite, banana e amêndoas), Thor (nata com doce de leite e crumble), Star Wars (manga), Velozes & Furiosos (amêndoas com baunilha e leite de coco), Kung Fu Panda (doce de leite argentino),  Scooby-Doo (jabuticaba) e Avatar (uva Isabel). O preferido da equipe foi o Ratatouille.

Serviço:

– Endereço: Rua Francisco Alves Guimarães, 149 – Cristo Rei

– Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 13h às 21h, e aos domingos, das 13h às 20h

– Contato: (41) 3018-5389

 

Os sabores Ratatouille, Batman e Hulk foram os escolhidos pela reportagem (Imagem: Mariana Balan) Os sabores Ratatouille, Batman e Hulk foram os escolhidos pela reportagem (Imagem: Mariana Balan)

 

3 – Gelataio – Com fábrica localizada em Santa Felicidade e quiosque instalado no Shopping Estação, a Gelataio tem sabores clássicos, como limão, morango e avelã. Porém, quem gosta de experimentar sorvetes diferentes, ainda mais os que levam frutas, não ficam desamparados pela sorveteria. Um dos exemplos é o gelato de cheesecake de frutas vermelhas, feito com leite de integral, creme de leite fresco e cream cheese. Para completar, leva uma calda de frutas vermelhas (morango, amora e framboesa).

Ainda, em ocasiões especiais, a Gelataio produz, em parceria com cervejarias da cidade, sorvetes de cerveja.

Serviço:

– Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2775 (Shopping Estação) – Rebouças

– Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 10h às 22h; sextas e sábados, das 10h às 23h, e aos domingos, das 11h às 22h.

 

Diversos sabores expostos na Gelataio do Shopping Estação (Imagem: Reprodução/Facebook) Diversos sabores expostos na Gelataio do Shopping Estação (Imagem: Reprodução/Facebook)

 

4 – Cold Stone Creamery – A rede norte-americana de sorveterias está presente em Curitiba desde 2012 e tem cinco lojas na cidade.

Na Cold Stone, os clientes podem escolher entre as criações assinadas (combinações já definidas em um cardápio) ou criar seu próprio sorvete, escolhendo um sabor como base e adicionando mix-ins disponíveis, como frutas, farofa de biscoito, pedacinhos de brownie, gotas de chocolate e granulados.

O diferencial da rede está na loja do Pátio Batel, onde é possível encontrar um sabor com toques de sal, o Salted Caramel, que leva sorvete de creme e caramelo levemente salgado.

Dos sabores tradicionais, o que a equipe mais gosta é o Apple Pie a La Cold Stone, feito com sorvete de baunilha, calda de caramelo, recheio de torta de maçã e canela.

Para os mais fanáticos por sorvete, a rede também vende bolos de aniversário feitos com a iguaria.

Serviço:

– Cold Stone Pátio Batel – Avenida do Batel, 1868 (Praça de Alimentação)

– Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h

– Contato: (41) 3015-0826

 

O sorvete salgado da Cold Stone (Imagem: Reprodução) O sorvete salgado da Cold Stone (Imagem: Reprodução)

5 – Veg Veg Empório Vegetariano – Bem no centro da cidade, o empório Veg Veg tem como alvo o público vegano, ou seja, quem não consome nada de origem animal – carne, leite ou ovos. Para refrescar, o sorvete é servido de duas formas na casa: como milk-shake ou em tacinhas.

Para o preparo, usam-se sorvetes sem lactose, com açúcar orgânico e leite de soja. Futuramente, a loja pretende usar leite de coco e outros derivados de origem vegetal, dependendo da época do ano.

Os sabores são: paçoca, chocolate, morango e açaí, a novidade do empório.

Serviço:

– Endereço: Praça General Osório, 333 (Loja 11 da Galeria General Osório) – Centro

– Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 17h

– Contato: (41) 3023-8015

 

Milk shake do Veg Veg (Imagem: Reprodução/Facebook) Milk shake do Veg Veg (Imagem: Reprodução/Facebook)

Fechado para comentários.