Cinemateca exibe filmes europeus até domingo

Festival traz obras premiadas; veja programação.

Por Isabela Góis

A Cinemateca de Curitiba exibe, entre esta terça-feira (5) e o próximo domingo (10), 14 filmes de países diferentes dentro de um evento chamado de XI Semana da Europa. A mostra é organizada em Brasília desde 2005, com o intuito de homenagear o Dia da Europa, e, principalmente, para fortalecer o intercâmbio cultural entre aquele continente e o Brasil. Nos dez anos de atividade, a Semana ganhou novas atividades e expandiu a programação para várias cidades do país – neste ano, será realizada também em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Manaus, Florianópolis, Natal, Aracaju e Belém. A Cinemateca fica na Rua Carlos Cavalcanti, 1174, no bairro São Francisco.

A edição atual, que é a 11ª, traz como tema “Cidadania e Desenvolvimento”. Em Curitiba, a mostra será aberta nesta terça, às 17h, com o documentário francês A Estação de Rádio (La Maison de La Radio, 2013), de Nicolas Philibert. O filme é sobre a Radio France, maior central de rádio da França, que funciona 24 horas por dia. As vozes que chegam todos os dias às casas dos franceses ganham forma e rosto. O filme apresenta entrevistas gravadas dentro dos estúdios com produtores, convidados e jornalistas, além de coberturas ao vivo de acontecimentos e eventos.  Ainda na terça, às 19 horas, será exibido o espanhol Diamantes Negros (2013), drama sobre imigrantes que chegam à Europa vindos da África com a promessa de que seriam estrelas de futebol.

A seleção conta também com filmes premiados, como o português Tabu (2012), do diretor Miguel Gomes que homenageia a obra homônima de Friedrich Wilhelm Murnau, um dos mais importantes realizadores do cinema mudo e do cinema expressionista alemão. Outro destaque é o austríaco A Fita Branca (2009), dirigido por Michael Haneke, sobre um coral de crianças em uma vila no norte da Alemanha pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Rodado em alemão e em preto-e-branco, de acordo com Haneke, o filme aborda “a origem de todo tipo de terrorismo, seja ele de natureza política ou religiosa”.

 

Filme austríaco vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2009 e o Globo de Ouro de Melhor Filme (estrangeiro), em 2010 – tem sua sessão na quinta-feira (7), às 19 horas.

 

Outras atividades

Como parte da programação da XI Semana da Europa, o Concerto Europeu traz o pianista de jazz polonês Artur Dutkiewicz, que se apresenta na Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273) na quarta-feira (6), às 20 horas. No sábado (10), às 11 horas, no Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971), a Orquestra Sinfônica do Paraná recebe o regente espanhol Maximino Zumalave e a violinista tcheca Jitka Hosprová. A entrada é gratuita para os dois shows. Já na terça-feira (12), às 19 horas, um jantar tipicamente polonês será servido na Casa da Cultura Polônia Brasil (R. Ébano Pereira, 502). O valor de R$ 85 para o público geral e de R$ 75 para os associados da Casa da Cultura.

A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e do Instituto Goethe, Cultura Inglesa, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

Veja a programação completa do festival em Curitiba:

Terça-feira (05)

17h – A Estação de Rádio (França), 103 min

19h – Diamantes Negros (Espanha), 94 min

 

Quarta-feira (06)

17h – O Reencontro (Suécia), 88 min

19h – Tabu (Portugal), 118 min

 

Quinta-feira (07)

17h – His and Hers (Irlanda), 80 min

19h – A Fita Branca (Austria), 139 min

 

Sexta-feira (08)

15h – Thomas, o Falcoeiro (Eslováquia), 96 min

17h – O Sol Dentro (Itália), 100 min

19h – O Amante da Rainha (Dinamarca), 132 min

 

Sábado (09)

17h – Kadish para um Amigo (Alemanha), 94 min

19h – Homens de Esperança (Rep. Tcheca), 110

 

Domingo (10)

15h – O Cão Japonês (Romênia), 90 min

17h – A Gangue de Oss (Países Baixos), 108 min

19h – O Investigador (Hungria), 107 min

Fechado para comentários.