Com ajuda de dois especialistas
Como escolher um modelo de smartphone ?

Veja quais são os 10 itens indispensáveis na hora de comprar um celular

Por Talita Souza, Camila Ginko e Heloisa Negrão

Uma pesquisa divulgada em setembro de 2017 pela GSMA, organização que representa operadoras de telefonia, revelou que o Brasil é um dos países que mais tem smartphones. São 234,6 conexões sem fio no país. No mundo, cerca 3,8 milhões desses dispositivos são vendidos por dia, de acordo com dados divulgados Gartner, empresa estadunidense de consultoria e pesquisa direcionada a empresários. E a compra de novos aparelhos não para. Em 2014, o ritmo de compra era de 100 dispositivos do tipo por minuto, segundo a International Data Corporation (IDC Brasil).

O mercado também se atualiza para oferecer a maior quantidade possível de opções. Mas como escolher aquele que mais se adeque às suas necessidades? Pedimos ajuda para dois especialistas na área: técnico em tecnologia da informação Eduardo Ribas e o professor Mark Joselli, especialista em computação e professor do curso de jogos digitais da PUC Paraná. Em 10 tópicos, eles explicam os componentes mais importantes na hora de escolher seu smartphone.

De acordo com o técnico em TI, Eduardo Ribas, "devido à velocidade de atualização do mercado, os melhores processadores estão nos aparelhos top de linha de cada fabricante". | Foto: Talita Souza De acordo com o técnico em TI, Eduardo Ribas, “devido à velocidade de atualização do mercado, os melhores processadores estão nos aparelhos top de linha de cada fabricante”. | Foto: Talita Souza

1. Processador
O que é: o processador é o cérebro do smartphone. É o que gerencia todos os
componentes internos do aparelho e os unifica fazendo com que todas as peças
que compõem o celular façam ele funcionar.

Como comprar: os melhores processadores estão nos aparelhos top de linha de cada marca. Porém existem pontos a se considerar, entre eles a quantidade de núcleos (cores) que o smartphone possui vai determinar a medida de tarefas simultâneas que o aparelho pode fazer. Assim, quanto mais núcleos melhor.

Smartphones com os melhores processadores no mercado:
– Samsung Galaxy S8
– Quantum Fly Pro
– Asus Zenfone 3
– Apple Iphone 8
– Google Nexus 10

2. Sistema e atualizações
O que é: todo celular possui um sistema operacional. Os sistemas operacionais livres, em que qualquer um pode desenvolver aplicativos, foi o que criou o termo smartphone. Hoje, esse mercado é praticamente todo dividido entre Android (do Google) e iOS (Apple).

Como comprar: a qualidade do sistema operacional pode ser definido pelo suporte, feito pelo fabricante, que fornece atualizações no sistema do dispositivo. Nesse quesito, a Apple se sai melhor já que promove atualizações mais frequentes e para uma quantidade maior de dispositivos da marca, mesmo os mais antigos. Por outro lado, a categoria Android vem se popularizando e aparelhos, principalmente da marca Motorola, se destacam nesse sentido.

Exemplos de aparelhos com as melhores sistemas/atualizações:
– Apple Iphone
– Motorola – anuncia quais aparelhos irão receber a atualização, e não
são poucos, o próprio Moto G 1a geração, recebeu atualização até o Android
6.0, sua versão nativa era a 5.0 ele recebeu as versões 5.0.1, 5.0.2 e 6.0

Especialistas em tecnologia indicam pelo menos 16 GB de armazenamento para um bom desempenho do smartphone. |Foto: Talita SouzaEspecialistas em tecnologia indicam pelo menos 16 GB de armazenamento para um bom desempenho do smartphone. |Foto: Talita Souza

3. Memória

O que é: entre o armazenamento e o processador, a capacidade da memória é o que permite que aplicativos sejam abertos e determina o tempo de espera para esse processo acontecer.

Como comprar: a premissa para escolher a memória é: quanto mais, melhor. É importante lembrar, no entanto, que o sistema da Apple, o iOS, utiliza menos memória para trabalhar do que o Android. Por isso, os celulares da marca geralmente têm memória inferior, o que não afeta o desempenho.

Smartphones com as melhores memórias no mercado:
– Samsung Galaxy S8
– Asus Zenfone 3
– LG Optimus G6
– Motorola Moto Z

4. Armazenamento
O que é: a capacidade do smartphone guardar dados (como fotos, vídeos, documentos, aplicativos, entre outros) é dada pela quantidade de bytes disponíveis no armazenamento. Alguns podem ter essa função expandida através de um cartão MicroSD.

Como comprar: quantidade é sinônimo de qualidade. O mínimo esperado é de 16GigaBytes, já que na maioria dos aparelhos esse número inclui dados que não podem ser excluídos pois são fundamentais para o funcionamento do sistema operacional.

Smartphones com maiores armazenamentos no mercado:
– Apple Iphone 8 – 256GB sem opção de armazenamento expansível.
– Azus Zenfone 3 – 16GB, com opção de armazenamento expansível até 2 TeraBytes (2 mil GB)
– Motorola Moto Z2 – 128GB de armazenamento, com opção de armazenamento expansível até 2 TeraBytes (2 mil GB)

Professor de Jogos Digitais da PUCPR, Mark Joselli afirma que, a resolução é diretamente influenciada pela tela na qual a imagem é aberta. | Foto: Talita Souza Professor de Jogos Digitais da PUCPR, Mark Joselli afirma que, a resolução é diretamente influenciada pela tela na qual a imagem é aberta. | Foto: Talita Souza

5. Câmera
O que é: medida por megapixels, a câmera reflete a qualidade de imagens que serão feitas pelo celular. As melhores resoluções chegam até a qualidade HD (com 1080 pixels) e a maioria possui duas câmeras: a traseira, geralmente de maior qualidade para fotos convencionais e a frontal, desenvolvida para selfies.

Como comprar: A resolução não precisa passar de 8,3 MegaPixels, já que a imagem gerada por ela pode ser vista em um monitor 4K, de qualidade muito superior aos que normalmente possuímos em casa. Recursos de estabilização de imagem são indispensáveis para corrigir erros humanos. Também importante atentar para características que geralmente não são informadas pelos fabricantes, como material utilizado na lente e configurações como abertura do obturador e iso.

Smatphones com as melhores câmeras do mercado:
– Samsung Galaxy S8 Edge -12MP de câmera traseira, abertura e estabilizador de imagens digitais, salvamento de imagens em RAW
– Apple Iphone 8 Plus – possui duas câmeras traseiras, cada uma com 12MP que fazem o processo de sobreposição de imagem para fotografias com detalhes definidos
– Motorola Moto Z2 – câmera de 16MP traseira, um Gadget que se chama Moto Snap
Hasselblad True Zoom que acopla ao aparelho a uma lente semi-profissional que pode aumentar o zoom em até 10 vezes

6. Resolução
O que é: quanto maior a tela do celular, maior deve ser a resolução, para garantir definição e realismo das imagens reproduzidas. Até pouco tempo, essa característica era definida por PPI (pixels per inch ou pixels por polegada). Atualmente, o termo DPI (Dots Per Inch, em português pontos por polegada) define o número de pontos que podem ser encontrados em uma polegada.

Como comprar: Uma PPI ou DPI maior resulta em mais qualidade de rsolução. Imagens razoáveis são produzidas entre 250 e 400 DPI, quantidade perceptível pelo olho humano. De acordo com a classificação antiga, 430 PPI são recomendados. As tecnologias de iluminação se diferenciam entre LED (mais comum), OLED ou AMOLED, mais avançadas e com cores refinadas.

Exemplos de aparelhos com as melhores resoluções: 
– Motorola Moto Z2 – Possui tela de 5.5 polegadas e 534 PPI de resolução
– Sony XZ Premium – Tela de 5.46 polegadas e uma resolução de 807 PPI, equivalente à uma tela 4K
– Samsung Galaxy Note 8 – Possui tela super Amoled com 6.3 polegadas e 521 PPI

"Não vejo algo que seja o carro chefe da maioria dos desenvolvedores de telefone", explica o professor Mark Joseli, da PUCPR.

“Não vejo algo que seja o carro chefe da maioria dos desenvolvedores de telefone”, explica o professor Mark Joselli, da PUCPR. | Foto: Talita Souza

7. Conectividade
O que é: pode ser dividida em conectividade web, que interfere na rapidez do acesso aos dados móveis da operadora de telefonia, e local, que define a capacidade de transferência de arquivos para outros dispositivos.

Como comprar: a maioria dos smartphones possui a tecnologia wi-fi, para se conectar um ponto de internet fixo, e a 4g, para acessar a rede de dados móveis. Já em relação à conectividade local, a mais comum é o bluetooth, que recebeu atualizações. O bluetooth 5.0, é capaz de transferir arquivos com o dobro da velocidade de seu anterior 4.0 e o bluetooth low energy faz a mesma tarefa com menor gasto de energia. Já a novidade NFC (Near Field Communication) permite uma conexão de dados quase que instantânea ao encostar dois dispositivos.

Smartphones com as melhores sistemas de conectividade:
-Samsung Galaxy S8 e S8 -Bluetooth 5.0

8. Sistema de som
O que é: mesmo sendo tratado como item em segundo plano, o sistema de som é requisito básico para quem usa o celular para ouvir músicas. Esse sistema traz independência do celular quanto a outros aparatos para reprodução de sons.

Como comprar: alto-falantes estéreo são o diferencial dos aparelhos privilegiam a qualidade de som. Quanto à potência, os melhores chegam à média de 80 decibéis. Alguns modelos também permitem integração com caixas de som e amplificadores, normalmente via bluetooth.

Smartphones com as melhores sistemas de som:
– Lenovo Vibe K6 – certificação Dolby Atmos e alto falantes estéreo.
– Alcatel Idol 4 – possui alto-falantes estéreo de 3,6W e otimização MaxxAudio da Waves, que faz o som sair em frequências mais definidas
– Motorola Moto Z2 – possui um SNAP da JBL Audio, acessório esse que possui bateria própria, proporcionando horas de som

Fabricantes de smartphones têm o desafio de produzir aparelhos cada vez mais finos e com mais bateria. | Foto: Talita Souza Fabricantes de smartphones têm o desafio de produzir aparelhos cada vez mais finos e com mais bateria. | Foto: Talita Souza

 

 

 

9. Bateria
O que é: autonomia da bateria de um celular é o maior diferencial entre os aparelhos. Ela é identificada pela sigla mAh (miliampère-hora) que significa capacidade de armazenamento. O crescimento de funcionalidades dos celulares faz com que as baterias durem cada vez menos tempo.

Como comprar: especialmente para aqueles que necessitam de um desempenho melhor do smartphone, para jogar, por exemplo, devem prestar atenção nesse quesito. O principal ponto a ser levado em consideração deve ser o número de mh que cresce de acordo com a potência da bateria.

Exemplos de aparelhos com as melhores baterias no mercado:
– Quantum Sky – 4.010 mAh
– Motorola Moto E4 Plus – 5.000 mAh
– Lenovo Vibe K6 Plus – 4.000 mAh
– LG K10 Power – 4.400 mAh
– Samsung Galaxy A9 – 5.000 mAh

10. Design
O que é: a aparência dos celulares passou por uma série de transformações, desde os anos 90, quando surgiram os “tijolões”, na década de 2000, com telefones minúsculos, até os ultrafinos que conhecemos hoje. O tamanho da tela voltou a crescer, mas os desenvolvedores buscam aparelhos cada vez mais leves e finos.

Como comprar: nessa categoria, quem manda é o gosto. Grandes marcas, como a Apple, buscam trazer opções de várias cores para seus produtos principais. A diferença fica por conta das necessidades do usuário: aqueles que precisam de tela maior podem optar por versões ampliadas de smartphones populares.

Exemplos de aparelhos com designs diferenciados:
-Iphone SE – utiliza o mesmo corpo do Iphone 5, que é de 2012, porém com a mesma tecnologia e desempenho do iphone 7
– Samsung – possui os mais diversos tipos de aparelhos como por exemplo o
Galaxy J1 mini – tela de 4 polegadas
Galaxy Note 8 – 6.3 polegadas, praticamente um tablet

Deixe um comentário