Comunicadores debatem crise e mercado de trabalho

Palestrantes discutiram mudanças provocadas pelas novas mídias

Por Patricia Munhoz

No segundo dia do Intercom Sul 2016, realizado na PUCPR, a mesa Crise e mercado de trabalho em comunicação teve como debatedores a vice-diretora do GT Publicidade e Propaganda no Intercom, Valci Zuculoto; a professora doutora Rosana Vieira de Souza e o jornalista Hamilton dos Santos. O mediador o professor da PUCPR Zanei Barcelos.

 

Saiba como foram os principais eventos do Intercom Sul 2016:

Dia 26 (quinta): Discussão sobre educação abre oficialmente Intercom Sul 2016

Dia 26 (quinta): Convidados analisam produção de Jornalismo em multiplataformas

Dia 26 (quinta): Intercom Sul: especialistas discutem tendências de RP

Dia 26 (quinta): Mesa debate necessidades do mercado publicitário

Dia 27 (sexta): Comunicadores debatem crise e mercado de trabalho

Dia 27 (sexta): Intercom debate cobertura da Operação Lava Jato

Dia 28 (sábado): Expocom marca último dia do Intercom Sul 2016

 

Valci focou nos motivos da crise no mercado do jornalismo. Os problemas, segundo ela, são enxugamento dos postos de trabalho, demissões em massa, precarização das condições de trabalho e juvenilização das redações.

Outro aspecto dessa crise, acrescentou Valci, é a falta de credibilidade e de qualidade das notícias. Valci afirmou que isso é causado pelo jornalista que “renuncia a busca pela verdade”. Ela ressaltou que, para um jornalismo de qualidade, é necessário formação.

Jornalismo não vive crise, mas transformação

“Não acredito que seja uma crise, mas uma transformação na indústria da comunicação”, disse Santos. Sobre a diferença entre analógico e digital, ele explica que o digital promove a descentralização da comunicação.

Santos também abordou a crise de identidade que está ocorrendo no mercado de trabalho. De acordo com ele, o jornalista, o publicitário e o profissional de Relações Públicas não sabem mais em que área irão trabalhar ao chegar ao mercado de trabalho.

Publicidade vive tendência de ações digitais

Já a professora Rosana falou sobre as tendências das ações digitais voltado para o trabalho publicitário. Ela afirmou que a publicidade online e as mídias digitais estão crescendo. Rosana destacou que os internautas estão utilizando mais dispositivos móveis do que computadores.

Ela disse que “on-line ou off-line não faz mais sentido, pois estamos o tempo todo conectados”.
Questões relacionadas à produção de conteúdo na internet, checagem de informação e mídia pragmática foram discutidas pelos palestrantes.

 

Intercom Sul teve cobertura especial

O Intercom Sul 2016 ocorreu entre 26 e 28 de maio, no câmpus de Curitiba da PUCPR. O evento teve cobertura da Rede Comunicare, conjunto de veículos laboratoriais do curso de Jornalismo da PUCPR.
O Portal Comunicare cobriu os principais eventos do congresso, enquanto a Web Rádio Comunicare (www.portalcomunicare.com.br/webradio) transmitiu boa parte das atividades. Houve, ainda, cobertura por meio de redes sociais, via nossos perfis no Facebook (www.facebook.com/RedeComunicare) e no Twitter (www.twitter.com/redecomunicare).

 

Próximas edições do Intercom

O Intercom nacional deste ano ocorre entre 5 e 9 de setembro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Já a próxima edição do Intercom Sul ocorrerá na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2017.

Fechado para comentários.