veg veg
Conheça 6 restaurantes veganos de Curitiba

Ramo de alimentação saudável cresce na cidade.

Por Mariana Balan

 

Ancorado em um público potencial que representa 11% da população da cidade, conforme estimativa do Ibope, os restaurantes que oferecem comida vegetariana estão crescendo em Curitiba. O município tem, proporcionalmente, mais moradores com esse perfil do que a média nacional, que é de 8%, o que representa 15% da população brasileira.

Nessa porcentagem se incluem os veganos, que, além da carne, excluem da dieta qualquer produto que tenha componentes de origem animal. Isso engloba itens como mel e gelatina, e se estende ao vestuário e a produtos de beleza – confira, ao final da matéria, a definição precisa dos diferentes tipos de dieta vegana.

Visando esse público específico, o Portal Comunicare elaborou uma lista com 6 restaurantes da capital paranaense que oferecem pratos da culinária vegana ou são especializados apenas nesse tipo de alimentação.

 

1º Guandu

Quando foi idealizado, o restaurante tinha como intenção elaborar um cardápio com opções lacto-vegetarianas (que levam leite e derivados), sempre acompanhadas de equivalentes veganas.

Entre as opções que não levam nenhum produto de origem animal há tortas integrais, saladas, sanduíches quentes e naturais, bolos e doces. Os sanduíches são recheados com diversos tipos de patês, cozidos e produzidos no próprio restaurante.

Para beber, há chás tradicionais e especiais e sucos naturais.

Serviço
– Endereço: Rua Amintas de Barros, 270 – Centro.
– Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 19h.
– Pagamento: aceita dinheiro e cartões de crédito e débito Visa e Mastercard.

 

2º Mahatma Gourmet

Aberto em 2010, o restaurante conta tanto com opções veganas quanto vegetarianas, sendo que a maioria dos pratos oferecidos no cardápio de jantar é vegana.

No almoço, há buffet livre e por quilo. O jantar conta com serviço à la carte.

Há opções como berinjela em crosta de pistache, Rizo Orientale (arroz basmati aromático servido com molho de tomate ao sabor de vinho, acompanhado de ervilhas frescas, especiarias orientais e croutouns de tofu), cuscuz marroquino com grão de bico e mix de vegetais, risoto de gengibre e limão e sorvete de biomassa de banana verde com cacau.

O restaurante ainda conta com vinhos que harmonizam com a gastronomia vegetariana.

Serviço
– Endereço: Rua Professor Macedo Filho, 199 – Bom Retiro.
– Horário de funcionamento: para o almoço, abre de segunda a sábado, das 11h30 às 14h30, e aos domingos, das 12h às 15h. Para o jantar, funciona de terça a sábado, das 19h às 23h.
– Pagamento: aceita dinheiro, cartões de débito (Visa, Mastercard, Elo e Sicredi), cartões de crédito (Visa, Mastercard, Amex, Diners e Elo) e vouchers (Sodexo, Ticket, Alelo e GoodCard).

 

3º Mamba Vegan

Localizado nas Mercês, o Mamba tem o cardápio totalmente vegano.

O forte da casa são os hambúrgueres, que podem ser feitos com ingredientes como feijão carioquinha, beterraba, grão de bico, ervilha e batata. Há também salgados, como empanadas recheadas com tofu e coxinhas feitas com massa de mandioquinha e recheio de soja temperada.

Para acompanhar, a pedida são os sucos naturais.

Serviço
– Endereço: Rua Tapajós, 19 – Mercês.
– Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 17h às 23h. Eventualmente abre aos domingos para eventos específicos.
– Pagamento: aceita dinheiro e cartões de débito e crédito.

 

4º Veg e Lev

Instalado na charmosa Alameda Prudente de Moraes, o restaurante tem todos os pratos quentes veganos. Porém, o restaurante prefere se considerar “uma casa que oferece alimentação saudável” – tanto que há opção de acrescentar filé de frango orgânico ou tilápia aos pratos.

Todas as opções são criações do restaurante, elaboradas por uma chef e uma nutricionista consultora. Os maiores sucessos do cardápio são o gnocchi de banana da terra ao molho de tri funghi e o risoto de arroz negro com abóbora cabotiá e pupunha. Como sobremesa, a pedida é o brownie ou o bolo trufado, ambos veganos.

Seguindo a linha saudável, o Veg e Lev ainda oferece drinks orgânicos e cervejas sem glúten. Ainda, há água filtrada para os clientes se servirem à vontade, sem custo algum.

Serviço
Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 1218 – Centro.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30, e sábados, das 12h às 15h.
Pagamento: aceita dinheiro e cartões (Visa, Mastercard, Amex, Ticket Refeição, Diners, Hiper, Hipercard, Elo, Sodexo e Alelo).

 

5º Veg Veg – Empório Vegetariano

Misto de mercearia e lanchonete, todos os produtos oferecidos pelo Veg Veg são veganos. Entre as opções há coxinhas veganas, pães de queijo feitos com amêndoas, pães assados recheados com carne de glúten, salsicha vegetal ou de tofu e sanduíches, todos receitas da casa. Nas sobremesas, a torta banoffee, os brownies e os cupcakes fazem sucesso.

Para beber, o cliente encontra sucos de caixinha da Do Bem, marca que não trabalha com conservantes, e leites vegetais.

Serviço
– Endereço: Praça Osório, 333, loja 11 (Galeria General Osório) – Centro.
– Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábados, das 10h às 17h.
– Pagamento: cartões de débito, crédito, ticket e Sodexo.

 

6º Wake up colab

Espaço colaborativo de artes localizado no bairro São Francisco, o Wake up colab abriga um café que conta com um cardápio vegano bastante farto.

As opções incluem petiscos como Remolacha (húmus de beterraba com porção de pão vegan), Quibem (quibe de abóbora) e pão de queijo sem queijo. Como prato principal, o mais famoso é o sanduíche Bahia Feelings, que leva hambúrguer de feijão, pão vegano, maionese de inhame, alface, cebola roxa caramelizada e molho do chef, mas também há falafel e lasanha de vegetais. Torta de sorvete de morango e banana, brownies de batata doce, trufas de cacau e tâmaras e bolinho de banana e de cenoura são os doces oferecidos.

Cervejas artesanais, sucos, chás e café orgânico são as opções para acompanhar.

Serviço
– Endereço: Rua Portugal, 54 – São Francisco
– Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 15h às 23h, e sábados, das 16h às 23h.
– Pagamento: dinheiro e cartões Visa e Mastercard.

 

tabela vegetarianos

Fechado para comentários.