Crédito: Rodolfo Stuckert
Conheça os deputados do Paraná campeões de faltas

Veja quem são os cinco parlamentares que mais faltaram a sessões.

Por Ingrid Teles, Brenda Iung e Luciano Schmidt

 

Confira abaixo a relação dos cinco atuais deputados federais do Paraná que mais faltaram a sessões, somando todos os seus mandatos.  Para realizar a apuração, o Portal Comunicare utilizou a ferramenta do Politicos.org.br, que cria rankings com pontuações de acordo com a conduta dos políticos.

Todos iniciam o ranking com um total de 200 pontos e perdem ou ganham pontuação, de acordo com o histórico político para cada um dos critérios. É possível realizar a busca filtrando por estado, cargo ou partido.

Para o estado do Paraná, os deputados listados abaixo formam o ranking dos mais faltosos.

 

Ranking Políticos - Angelo Carlos Vanhoni  Angelo Vanhoni 1° Angelo Vanhoni: 317 faltas

Deputado federal pelo  PT, Angelo Vanhoni possui o total de 85 faltas não justificadas  e 232 faltas justificadas a sessões da comissão e do plenário, referentes aos mandatos iniciados em 2007 e 2011. Contando com todos os critérios de pontuação do site,  o deputado tem 7 pontos no ranking. O parlamentar  não é autor de nenhuma lei. Também não responde a processos  judiciais.  Vanhoni concorreu à reeleição em 2014, porém não foi eleito.

 

 

Ranking Políticos - Fernando Destito Francischini  Fernando Francischini 2° Fernando Francischini: 244 faltas

Deputado federal pelo SDD, Fernando Francischini totaliza 106 faltas não justificadas e 138 faltas justificadas a sessões desde 2011. Somando as pontuações dos outros critérios, o deputado tem 217 pontos. Franscischini foi reeleito nas eleições atuais, com 159.569 votos.

 

 

Ranking Políticos - Assis Miguel do Couto  Assis do Couto3° Assis do Couto: 184 faltas

Deputado federal pelo PT, Assis do Couto conta com 114 faltas não justificadas e 70 faltas justificadas as sessões do plenário e da comissão, nos mandatos iniciados em 2007 e 2011. Com a somatória das pontuações obtidas com os outros critérios, o deputado tem 19 pontos no ranking. Couto não possui nenhuma lei em sua autoria, segundo  o ranking. Ele foi reeleito neste ano, com 76.116 votos.

 

 

Ranking Políticos - Fernando Lúcio Giacobo  Giacobo 4°  Giacobo: 165 faltas

Deputado federal pelo PR, Fernando Giacobo tem 77 faltas não justificadas e 88 faltas justificadas nos mandatos iniciados em 2007 e 2011.  Com a soma das pontuações dos outros critérios, o deputado totaliza com 58 pontos. Giacobo foi reeleito em 2014, com 144.305 votos.

 

 

Ranking Políticos - Carlos Roberto Massa Júnior  Ratinho Junior Ratinho Junior: 98 faltas

Deputado federal pelo PSC, Ratinho Júnior possui 51 faltas não justificadas e 47 faltas justificadas a sessões da comissão e do plenário. Para a pontuação final do ranking, o deputado totaliza 15 pontos.  Ratinho Júnior deixará a Câmara Federal, pois se elegeu deputado estadual neste ano, com 300.928 votos.

 

Outro lado

A reportagem entrou em contato com as assessorias dos deputados citados acima, mas não obteve respostas até o fechamento da matéria.

Fechado para comentários.