Conheça todos os filtros do Snapchat em Curitiba

por Ex-alunos
Conheça todos os filtros do Snapchat em Curitiba

Filtros são uma forma de personalização das postagens

Por Lívia Mattos

O Portal Comunicare separou os geofilters – filtros gerados por localização – da rede social Snapchat disponíveis atualmente na cidade de Curitiba e onde eles podem ser habilitados. Eles se encontram em pontos conhecidos e relevantes da cidade, marcados em nosso mapa.

Também fizemos um vídeo que mostra um pouco mais dos filtros e sua usabilidade no aplicativo. Confira:

Snapchat é rede social com fotos e vídeos de até 10 segundos

O aplicativo Snapchat é uma rede social feita para smartphones que possibilita o envio instantâneo de imagens e vídeos de até 10 segundos. Ele tem crescido consideravelmente nos últimos anos, ultrapassando o número de publicações diárias de redes como Twitter e Facebook. Desde a fundação, o aplicativo vem angariando usuários que o enxergam como uma plataforma diferente das redes sociais convencionais.

Analista de mídia social e autora do blog Snapword, Priscila Milk explica esse crescimento pela comunicação mais humana do aplicativo, que tem como característica marcante o seu conteúdo efêmero, com duração máxima de 24h.

A ferramenta, inclusive, já foi elogiada por Mark Zuckerberg, dono do Facebook, que ofereceu US$ 3 bilhões pelo aplicativo. Perguntada sobre a concorrência entre as redes sociais, Priscila diz que elas são diferentes. “O Facebook busca eternizar os momentos e fazer você recordar de coisas que aconteceram, já o Snapchat vai justamente no caminho oposto, mostrando que o momentos são temporários e a coisa mais importante que você tem é o agora”.

Sobre os geofilters, Priscila explica que usuários estão habilitados a criá-los. “O Snapchat não só permite, como incentiva que seus usuários criem os geofilters, basta seguir as regras na criação da arte e justificar porque as pessoas usariam o geofilter. Em 48h o Snapchat responde com a aprovação ou recusa do filtro”. As marcas brasileiras, porém, ainda não tem essa opção, o que ela acredita que acontecerá em breve.

Há também no aplicativo uma área separada para canais de conteúdo, chamada Discover, ela tem presente grandes marcas como CNN, Vice, BuzzFeed, entre outros. E o espaço chamado “Ao Vivo” que faz a cobertura de eventos em tempo real, utilizando as publicações dos próprios usuários presentes.

A utilização da ferramenta como meio publicitário e de marketing também é abordado pela analista que explica que “atualmente o Snapchat é a rede social para marcas que buscam inovar e se conectar com a geração Y e Z”. E conta ainda que “o uso do Snapchat na estratégia de marketing pode ser feita por qualquer marca, independente do seu tamanho, com o seu custo bem reduzido, com criatividade dos gestores de conteúdo”. Uma das dicas que ela dá é apostar nos bastidores e usar o conteúdo efêmero a favor da empresa.

Votação do Impeachtment na Câmara teve live no Snapchat

No último dia 17, o Snapchat fez a cobertura ao vivo da votação para a abertura do processo de Impeachment de Dilma Roussef, na Câmara dos Deputados. Essa cobertura acontece, assim como os filtros, através da localização do usuário. No caso do dia 17, quem estivesse no Brasil e fizesse alguma publicação em sua conta, poderia marcá-la como parte do evento e divulgar sua publicação para todo o país. Além de mostrar essas publicações para todo o mundo, o aplicativo ainda insere explicações sobre o que está acontecendo.

Impeachment Snapchat