Empresa acredita que fechamento de agências aos sábados  reduzirá custos
Correios fecham aos sábados para cortar custos

Mapa mostra agências que ainda abrem aos sábados em Curitiba

Por Bruna Bonzato, Gabriella Bacinelo e Maria Seabra 

Em busca de redução de despesa, os Correios decidiram fechar 10,5% das agências que funcionavam aos sábados. Em nota, a Diretoria Regional do Paraná dos Correios afirma que, desde 19 de março, 685 das 6.471 agências próprias não abrem mais em todo o Brasil por apresentar baixo fluxo de clientes.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a estatal planeja racionar mais de R$100 milhões. No Paraná, 10 filiais dos Correios deixam de atender aos finais de semana, sendo cinco delas em Curitiba.

Veja quais agências continuam abertas na capital paranaense:

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (SINTCOM-PR), Alexandre Basílio, o serviço público deve favorecer a população, ao invés de diminuir custos. Por isso, ele classifica essa contenção nos gastos como “uma grande mentira”.

O diretor explica que, com essa medida, 15% do salário dos trabalhadores é economizado, prejudicando o funcionário e também a população, “principalmente nas cidades menores”.

Basílio ressalta que essa mudança se reflete na qualidade do serviço de Correios, que tende a piorar. Ele afirma que os Correios fecham uma agência própria e passam o trabalho para a iniciativa privada, fazendo com que empresários ganhem mais dinheiro.

Segundo o diretor, existe intenção de a empresa fechar mais duas mil agências em todo o Brasil, o que “vai atingir ainda mais a população, que ficará cada vez mais sem atendimento e sem emprego”.

Por meio da assessoria de imprensa, os Correios afirmam que a população não ficará sem atendimento. A estatal ainda diz que, buscando reverter um déficit, medidas como a redução de diárias, de passagens e do consumo de papel e toner, entre outras, também já foram implantadas.

Medida beneficia empresa e prejudica clientes, diz especialista

A economista Josielli Beduschi acredita que o fechamento aos finais de semana impactará positivamente na redução dos custos da empresa, sobretudo em relação à folha de pagamento dos funcionários e também na redução do uso da energia elétrica nas agências e do uso de combustível usado nos veículos para a entrega de encomendas.

Em contrapartida, Josielli ressalta os prejuízos aos usuários, “a menos que os correios aumentem o número de colaboradores no período de segunda até sexta-feira”.

Na visão da economista, a medida pode mudar o comportamento do mercado e incentivar as empresas, “sobretudo as que possuem contrato de prestação de serviço junto aos correios”, a migrarem desses serviços para empresas privadas concorrentes, como Fedex, DHL e Braspress.

Ela ainda afirma que o e-commerce não será prejudicado e ainda pode optar pela contratação de concorrentes para a entrega de mercadorias.

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