Curitiba irá receber o maior evento vegetariano da América Latina

Evento chega a capital paranaense no dia 25 deste mês

Gabriela Fialho

Depois de três anos sem Congresso Vegetariano Brasileiro, a Sociedade Vegetariana de Curitiba (SVB) irá realizar nos dias 25 a 29 desse mês em Curitiba, o Vegfest – IV Congresso Vegetariano Brasileiro. Com palestras, apresentações artísticas, oficinas e demonstrações culinárias, o evento atrai adeptos e interessados em saber mais sobre o universo vegano de várias partes do Brasil e da América Latina.

O evento contará com mais de 80 palestras incluindo expoentes do movimento vegetariano brasileiro e internacionais. E terá, também, a participação de nutricionistas, médicos, ambientalistas, celebridades, simpatizantes, vegetarianos e veganos de todo o Brasil. Durante os dias 25, 26 e 27 o festival irá acontecer na UFPR – Campus de Ciências Agrárias. Nos dois últimos dias a Vegfest irá ocorrer no Mercado Municipal de Curitiba (Setor de Orgânicos).

Setor de Orgânicos do Mercado Municipal que receberá a VegFest  /  Assessoria de Imprensa do Mercado Municipal

Setor de Orgânicos do Mercado Municipal que receberá a VegFest
Foto: Assessoria de Imprensa do Mercado Municipal

Para o Coordenador Geral da Vegfest, Ricardo Laurino, a importância do evento é enorme pois além de trazer conhecimento paras as pessoas que querem reorganizar suas alimentações, também oferece a elas a oportunidade de encontrar no vegetarianismo uma forma direta de contribuir com a saúde pessoal, social com o meio ambiente e com espécies coabitantes do planeta com o respeito aos animais.

Laurino diz que o evento terá como temática central a formação desta massa crítica de vegetarianos, na qual segundo a pesquisa do IBOPE de outubro de 2012, 16 milhões de Brasileiros são vegetarianos e optaram por esse tipo de alimentação por motivos de saúde, questões éticas, ambientais e espirituais. ‘’A quantidade de pessoas que se tornam vegetarianas é crescente e eventos como esse tem o poder de catalisar tais mudanças. Não somente nos Congressos Vegetarianos, mas outros eventos, como a Mostra Animal de Cinema’’, explica.

A vegetariana Isabela Miranda (21) aguarda com expectativa o festival. ‘’ Sou vegetariana faz 8 anos, e não vejo a hora de aprender um pouco mais sobre essa minha escolha na alimentação e na vida. Estou ansiosa também já que terá participações com pessoas importantes e profissionais no assunto’’, afirma. Além de Isabela, mais de 1000 pessoas são esperadas no evento.

images (4)

Segundo IBOPE 16 milhões de Brasileiros são vegetarianos
Foto: Ricardo Laurino

Convidados Especiais 
Confirmaram a presença no evento alguns vegetarianos como: a Ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann, o juiz federal Anderson Furlan, as atrizes Ellen Jabour e Tânia Alves, o ex-secretário de Educação de São Paulo Alexandre Schneider, e o ex-senador Ulisses Riedel.

Equipe: Gabriela Fialho, Gabriela Kuzma, Lara Pessôa e Manuella Niclewicz

Fechado para comentários.