Curitiba tem quase 40 grupos noturnos de ciclistas

Equipes recebem participantes iniciantes e experientes

Por Elias Gorayeb, Mariane Pereira e Stefany Mello

Curitiba possui quase 40 grupos de pedaladas em toda região, alguns dos grupos de ciclistas noturnos que participam são o Bike Curitiba, Pedal Noturno Curitiba, Pedalóides e Madrubike. Grupo como o “Bike Curitiba” tem o objetivo de dar suporte às pessoas que não tem praticidade em andar de bicicleta a longas distâncias e, um líder sempre vai a frente para poder comandar o percurso. O “Pedal Noturno Curitiba” tem a saída às 20h30 do estacionamento da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, com frequência semanal. O percurso é de 20 a 30 Km por ruas pavimentadas de bairros diferentes da cidade a cada passeio. Para acessar os horários e endereços dos grupos de pedaladas acesse as páginas do facebook.

O orientador do original “Bike Night”, Sergio Riekes, tem uma tradição de dezessete anos de participação no grupo e, conta que a seis anos resolveu criar o “Pedal Noturno Curitiba” mas também continua administrando o “Bike night”, que a prefeitura atualmente nomeou de “Pedala Curitiba”. Riekes conta que o grupo oferece oportunidade a todas as pessoas de fazer a atividade. “Indicamos qual dia e qual passeio é mais apropriado para cada categoria e recomendamos que o iniciante faça primeiro com os pedais da prefeitura que tem o apoio do carro e da Setran.” O “pedal noturno curitiba” promove passeios e viagens de cicloturismo, não possuindo fins lucrativos e conta com mais de sete mil inscritos no programa.

Para que as pessoas possam participar dos grupos de pedaladas, é preciso alguns requisitos e precauções recomendados pela prefeitura e pelos coordenadores de cada grupo, os ciclistas devem sempre trajar roupas claras e de cores perceptíveis à noite ou até mesmo coletes refletivos, usando sempre luvas, cotoveleiras e capacetes para evitar acidentes. As bicicletas devem estar sempre revisadas e em bom estado, ter faróis dianteiro e traseiro. É aconselhável carregar consigo uma bomba para pneu e uma câmera reserva apenas para emergências.

O “pedala Curitiba’’ é uma pedalada noturna que tem como objetivo proporcionar à população em geral a prática de atividade física e de lazer, através do uso da bicicleta. A atividade acontece semanalmente, todas às terças-feiras, com concentração a partir das 19h45 e saída às 20h15, da Praça Garibaldi (Largo da Ordem) e chegada no mesmo local. Os percursos tem extensão entre 15 e 17 km e variam a cada semana, de acordo com a prefeitura.

O objetivo deste programa, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, além de apresentar diferentes pontos da cidade aos participantes.

O personal trainer Cristian Menezes, 24 anos, participa do grupo “pedala Curitiba” desde o primeiro mês e pretende continuar até acabar as pedaladas. “Eu comecei a ir com alguns dos meus alunos para encorajá-los a andar de bicicleta, pois, um dos benefícios é exercitamos a parte superior como peito, costas e ombros, também a parte inferior do corpo as coxas, nádegas e panturrilhas isto nos traz benefícios diretos sobre nossa saúde. Então, eu acabei ficando e estou até hoje praticando a atividade por ser algo que me entretém além de me proporcionar bem estar’’, relata. Menezes também afirma querer participar até dezembro para o final do projeto.

O Departamento de Lazer da prefeitura conta que o “Pedala Curitiba” é monitorado por técnicos de esporte e lazer e acompanhado por guardas municipais e agentes de trânsito. “Os organizadores do evento e mais a Guarda municipal oferecem uma viatura com dois guardas para acompanhar o evento. E também mais de dois da guarda ciclista para ir junto com a população’’, relata o supervisor do centro de Operações de Curitiba, Renato. Conforme o inspetor da Guarda Municipal, Siorini. ‘’Em média, são 4 a 6 guardas municipais que fazem o acompanhamento do evento’’. De acordo com a Guarda Municipal, nenhum dos entrevistados estão autorizados para dar o sobrenome.

As atividades acabam no mês de dezembro (13), todos podem integrar-se a qualquer dia da semana até o final das atividades. Para participar do evento cada participante deve levar a própria bicicleta e capacete que tem o uso obrigatório. A organização empresta capacetes para as pessoas que não possuem, mediante a apresentação de documento de identificação com foto. A participação não tem custos e não é necessária inscrição prévia, porém os interessados em participar até dezembro, precisam ter mais de 15 anos de idade.

SERVIÇO:

Para acessar os horários e locais de saída das pedaladas em cada dia da semana basta acessar o site da prefeitura e as páginas do Facebook.

Grupo: Pedala Curitiba
Contato: (41) 3350-3726

Grupo: Pedal Noturno Curitiba
Contato: https://www.facebook.com/groups/184271288316315/

Grupo: Madrubike
Contato: https://www.facebook.com/groups/madrubike/

Grupo: Pedalóides
Contato: https://www.facebook.com/groups/218600761491731

 

 

Deixe um comentário