Curso de Jornalismo lança web rádio Comunicare nesta quinta-feira

Emissora online terá seis horas de programação inédita diária sob o comando de estudantesDa redação

O curso de Jornalismo da PUCPR lança, nesta quinta-feira (14/05), a web rádio Comunicare. Trata-se de uma emissora online laboratório onde os estudantes terão a oportunidade de experimentar na prática a rotina de produção de uma rádio.

No ar 24 horas por dia, a web rádio Comunicare terá inicialmente seis horas diárias de programas inéditos. O jornalismo será o grande destaque, além da programação musical, focada na divulgação de música brasileira e local.

Os estudantes entram ao vivo diariamente às 13h30 com os boletins informativos a cada meia hora. Às 18h30 entra no ar o Radiojornal Comunicare, com as principais notícias do dia, reportagens, entrevistas, e a atualização de serviços como trânsito e previsão do tempo.

A programação conta ainda com programas como o Papo-Debate, com a participação de especialistas debatendo temas polêmicos e de profundidade; o Fancine, que é uma revista sonora sobre cinema; e o Doc Sonoro, que apresenta documentários radiofônicos.

Programas de curta duração e colunas também fazem parte da emissora. Alguns têm a participação de professores de cursos da PUCPR e de egressos do curso de Jornalismo.

Um dos diferenciais é que os próprios estudantes fazem a operação da mesa de som, trabalhando como as principais emissoras do Brasil e do exterior. De acordo com a professora de Radiojornalismo e supervisora acadêmica da web rádio, Mônica Kaseker, os alunos envolvidos já estão bem preparados. “Realizamos diversos treinamentos e os estudantes integrantes da rádio sabem escrever, gravar, editar, operar a mesa de som, fazer a ancoragem, enfim, estão prontos para comandar a emissora”.

No lançamento oficial a apresentação inicial será feita pelo coordenador do curso de Jornalismo, professor Julius Nunes, e pela professora Mônica, profissionais que tiveram atuação em emissoras de rádio de Curitiba. Na abertura eles conversarão com o Padre Roberto, que vai abençoar o trabalho de estudantes e professores na empreitada. Em seguida, a decana da Escola de Comunicação e Artes, Eliane Francisco Maffezzolli, falará sobre outros projetos da atual gestão. Na ocasião, o Reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski, também deixará sua mensagem.

Segundo o coordenador do curso, professor Julius Nunes, a web rádio vai possibilitar mais experiência aos estudantes, e uma nova companhia aos ouvintes. “Pensamos em uma rádio informativa e com música que destaque a cultura brasileira e local. O trabalho tem sido grande e a programação está muito bacana. É um momento de comemoração, já que o curso ganha um novo veículo de comunicação, os estudantes mais espaço para a prática profissional, e a sociedade mais uma companhia no seu dia”, destaca.

Às 10 horas, os professores passam o comando aos estudantes que conduzirão a primeira edição oficial do Radiojornal Comunicare. Às 11 horas começa o programa Papo-Debate, discutindo o Papel Social da Universidade, que terá a presença da Pastoral Universitária, professores voluntários e do Pró-Reitor Comunitário, José Luiz Casela. Ao meio dia é a vez do programa Cenário Musical, com a presença ao vivo da banda local Makai.

Para saber mais sobre a programação e ouvir a web rádio Comunicare acesse www.portalcomunicare.com.br/webradio

Fechado para comentários.