Ecohabitare da PUCPR incentiva o uso da tecnologia sustentável

Centro de Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica busca ensinar aos alunos a utilizar materiais sustentáveis em construções 

Por Aline Bonn

O Ecohabitare é um Centro de Pesquisa que tem como proposta principal proporcionar maneiras diferentes e sustentáveis para a construção de habitações em comunidades carentes. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), os trabalhos foram iniciados em 2005 com objetivo de construir uma casa de conscientização em escolas públicas e privadas usando materiais recicláveis. O Centro é fundamentado no curso de engenharia Civil, porém, conta também com a participação de estudantes e professores de outros cursos.

890525111274294001

Palestra sobre o Ecohabitare
Foto: Reprodução PUCPR

Estes desenvolvimentos de tecnologias sustentáveis, utilizando materiais recicláveis e resíduos industriais para a fabricação de matérias primas para construções, levaram o programa Ecohabitare da PUCPR a vencer o prêmio Embaixador Mundial da Bayer em 2010. A premiação, que é realizada desde 1998 e já premiou aproximadamente 500 jovens de 18 países, é uma iniciativa da empresa em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que visa dar reconhecimento aos estudantes de 18 a 24 anos que se envolvem com causas socioambientais.

Relato

A estudante do primeiro período de engenharia civil, Larissa Cristine, já está fazendo parte do Ecohabitare: “estou participando do projeto da construção de um barracão e de uma casa multiuso na penitenciaria feminina. Os locais servirão para as presas produzirem tijolos de pó de mármore. O objetivo deste projeto é realizar a capacitação dos alunos para que os mesmos possam ensinar as detentas a construir as instalações. Os materiais usados são todos sustentáveis”, relata.

De acordo com Larissa, o Centro de pesquisa, também auxilia na aprendizagem de várias matérias do curso.

 

Fechado para comentários.