Crédito: Divulgação/TSE
Eleitores preferem Internet para acompanhar apuração de votos

Pesquisa mostra que os eleitores acompanham o resultado junto de familiares e amigos.

Por Louise Schmitt

Seis em cada dez eleitores brasileiros acompanharam a divulgação dos resultados do primeiro turno da eleição,  que reuniu mais de 140 milhões de eleitores, pela internet. Os votos para governadores, senadores, deputados estaduais e federais começaram a ser apurados e divulgados às 17h00 no horário de Brasília, sendo divulgados pelo TSE no seu site e aplicativo. A divulgação da apuração para presidente iniciou às 19h00 devido às diferenças de fuso horário no país. Além da internet, muitos canais de televisão, estações de rádio e jornais também divulgavam os resultados apurados pelo TSE. Assim, os eleitores dividiram-se entre os meios de comunicação para saber quais seriam os resultados da votação em todo o país.

A maioria dos eleitores optou pela internet e aplicativo do TSE para acompanhar o resultado dos votos, somando 59% do total. Em segundo lugar, a televisão foi o meio que 38% da população escolheu para informar-se. Entre os motivos para escolha dos meios destacaram-se a facilidade, com 39%, e a velocidade, com 23%. Além disso, 71% acompanhou a apuração na companhia de familiares e amigos.

Como a maioria dos entrevistados, o web designer Rafael Elias, 25, soube quem o representaria pela internet. O jovem utilizou o aplicativo do TSE, que mostrava os resultados de cada estado e o geral do país, avisando seus familiares que estavam reunidos na casa da sua avó. “Optei pelo aplicativo por causa da facilidade, pois não precisei ligar a televisão para saber como estavam as porcentagens de cada candidato”, contou. Para ele, é importante acompanhar a apuração e os candidatos em quem votou. “É importante acompanhar para saber quem vai te representar e se haverá segundo turno ou não”, explicou.

A publicitária Daiane Ribeiro, 32, preferiu a televisão para acompanhar o resultado. “Como nos finais de semana sempre assisto à TV, juntei o útil ao agradável e soube dos resultados por um canal que transmitia os dados do TSE”, afirmou. Acompanhando ao lado do marido quem seriam seus representantes, Daiane afirmou que é importante estar informado sobre seus votos e quem são os eleitos. “É importante acompanhar todos os passos da eleição, exercendo o papel de cidadão, pois só assim podemos mudar o país”, disse.

graficoseleicao

Os votos foram apurados e divulgados pelo TSE, separando a porcentagem de cada estado para cada cargo: governador, senador, deputados estaduais e federais; além dos dados gerais do país e de cada estado para Presidente. Os demais meios (televisão, rádio, jornais etc), apenas repassaram esses dados para a população que não se interessou pelo acompanhamento via internet. No primeiro turno, foram eleitos governadores de 13 estados. A votação para presidente e para os governadores dos demais estados será decidida no segundo turno, no dia 26 de outubro.

Fechado para comentários.