Especial Seleções – Croácia

CRO

CROÁCIA

Continente: Europa
Capital: Zagreb
População: 4,267 milhões

Nº participação em Copas: 3

Melhor participação: 1998 (terceiro lugar)

Expectativa para a Copa: Eliminada nas oitavas de final

Ranking da FIFA: 18º

Voltando a participar de uma Copa do Mundo, após não se classificar em 2010, o time croata mostra extremos no seu esquema. O ataque é repleto de boas opções, inclusive no banco. Já o setor defensivo sofre com a falta de peças de reposição. O ídolo e atualmente técnico da seleção é Niko Kovac, homem que não possui muita experiência como treinador. Outro fator que pode prejudicar a seleção croata é o calor brasileiro. Dois dos três jogos da primeira fase serão em lugares muito quentes (Amazonas e Pernambuco). Segundo a imprensa daquele país, essa seleção é a melhor dos últimos tempos e eles esperam chegar longe nesta Copa do Mundo.

Curiosidades

A seleção croata é o primeiro trabalho profissional de Niko Kovac como técnico.

Desde 1999 sem atuar em gramados brasileiros, o atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, vai voltar a jogar no país.

Outro fato muito curioso sobre a seleção da Croácia é o tradicional uniforme todo quadriculado, que chama muita atenção no mundo do futebol.

O zagueiro Josip Simunic foi suspenso pela FIFA por 10 jogos e desfalcará os croatas, pelo fato de ter feito manifestações nazistas no último jogo da Croácia nas Eliminatórias Européias.

Meia que joga no Real Madrid é o armador do time croata (Divulgação/Site Oficial da Seleção da Croácia)

Meia que joga no Real Madrid é o armador do time croata (Divulgação/Site Oficial da Seleção da Croácia)

O Craque: Luka Modric

O jogador que a torcida mais deposita esperança nesta Copa do Mundo, é o meia Luka Modric atualmente no Real Madrid. É o armador da equipe e teve ótima temporada atuando pelo seu clube, em que conquistou a Champions League, antes de se integrar à delegação croata.

 

Atleta tem muita presença de área, sendo mortal nas cabeçadas (Divulgação/Site Oficial da Seleção da Croácia)

Atleta tem muita presença de área, sendo mortal nas cabeçadas (Divulgação/Site Oficial da Seleção da Croácia)

Fique de olho: Mario Mandzukic

O atacante croata de 27 anos que atua no Bayern de Munique (ALE), foi vice artilheiro do campeonato alemão e teve uma ótima temporada.

Os convocados

Goleiros: Stipe Pletikosa (Rostov), Danijel Subasic (Monaco) e Oliver Zelenika (Lokomotiva).

Defensores: Dario Srna (Shakhtar Donetsk), Dejan Lovren (Southampton), Vedran Corluka (Lokomotiv Moscou), Gordon Schildenfeld (Panathinaikos), Danijel Pranjic (Panathinaikos), John Strinic (Dnipro), Domagoj Vida (Dínamo de Kiev), Sime Vrsaljko (Genoa) e Igor Bubnjic (Udinese).

Meias: Luka Modric (Real Madrid), Ivan Rakitic (Sevilla), Niko Kranjcar (Queens Park Rangers), Ognjen Vukojevic (Dínamo de Kiev), Ivan Perisic (Wolfsburg), Mateo Kovacic (Inter de Milão), Sean Lynch (Hamburgo), Ivo Ilicevic (Hamburgo), Marcelo Brozovic (Dínamo Zagreb), Ivan Mocinic (Rijeka), Mario Pasalic (Hadjuk Split) e Sammir (Getafe).

Atacantes: Mario Mandzukic (Bayern de Munique), Ivica Olic (Wolfsburg), Eduardo da Silva (Shakhtar Donetsk), Nikica Jelavic (Hull City), Ante Rebic (Fiorentina) e Duje Cop (Dínamo Zagreb).

Uniformes: Croácia

Confira o caminho da Croácia, aqui!

Fechado para comentários.