Especial Seleções – Irã

IRNIRÃ

Continente: Ásia
Capital: Teerã
População: 75,1 milhões
Nº participação em Copas: 4
Melhor campanha: Primeira fase
Ranking da Fifa: 37º
Expectativa: Eliminado na primeira fase

A seleção iraniana chega para sua quarta copa sem muita esperança, a equipe nunca sequer passou da primeira fase da competição. Sua última participação foi em 2006 onde foi eliminada sem ganhar nenhuma partida. Agora na copa de 2014 as esperanças não são muitas, mas vão atrás de pelo menos uma vitória na competição.

Tempos de ouro

A melhor fase de sua história foi em 2005 um ano antes da copa, quando os iranianos atingiram o top 20 do ranking da FIFA, com seu ápice no 13º lugar. Agora os asiáticos tentam retomar os tempos áureos e chegar novamente onde sua geração anterior conseguiu chegar.

10487047_10152276333393842_1188413457_n 1

Ashkan Dejagah (Divulgação/Site oficial da seleção do Irã)

Craque: Ashkan Dejagah

Estreante em copas do mundo, Dejagah, atacante do Fulham-ING, deixou de lado uma possível naturalização alemã para poder jogar na seleção do Irã. O jogador fazia parte dos planos de Joachim Löw, técnico alemão, para defender a seleção do país que o acolheu, porém, preferiu honrar suas origens e participar da copa pela seleção da Ásia. Agora o atacante pretende marcar seus gols e ajudar a seleção iraniana a passar de fase em uma Copa do Mundo pela primeira vez na história.

Javad+Nekounam+South+Korea+v+Iran+vmbF_dN2Nlbl

Javad Nekounam (Divulgação/Site oficial da Seleção do Irã)

Fique de olho: Javad Nekounam

O dono do time. Essa pode ser a melhor definição para Javad Nekounam. Capitão e o homem da bola parada, o camisa 6 comanda o meio campo da seleção iraniana. Com experiência de já ter disputado uma Copa do Mundo pelo Irã em 2006, o jogador, que foi o artilheiro da seleção nas Eliminatórias Asiáticas, é uma das esperanças de gols do Irã.

CONVOCADOS

Goleiros: Davari (Grasshopper-SUI), Alireza Haghighi (Sporting Covilhã-POR) e Ahmadi (Sepahan).

Defensores: Heydari (Esteghlal), Mahini (Persepolis), Beitashour (Vancouver Whitecaps-CAN), Montazeri (Umm Salal-CAT), Hosseini (Persepolis), Sadeghi (Esteghlal), Alnameh (Naft Tehran), Beikzadeh (Esteghlal), Safi (Sepahan) e Pooladi (Persepolis).

 Meias: Nekounam (Al-Kuwait-KUW), Timotian (Esteghlal), Reza Haghighi (Persepolis), Haddadifar (Zob Ahan Isfahan) e Rahmani (Foolad Khuzestan).

 Atacantes: Dejagah (Fulham-ING), Shojaei (Las Palmas-ESP), Jahanbakhsh (NEC Nijmegen-HOL), Ghoochannejhad (Charlton Atheltic-ING) e Ansarifard (Tractor Sazi).

Uniformes:

10432474_537443373027692_3760329142725622115_n

Confira o caminho do Irã, aqui!

 

Fechado para comentários.