Intercom Sul: especialistas discutem tendências de RP

Foram analisadas questões como o papel do profissional de Relações Públicas 

Por Beatriz Mira

A mesa Tendências das Relações Públicas no Contexto Profissional Acadêmico, realizada nesta quinta-feira (26) durante o Intercom Sul 2016, realizado na PUCPR, reuniu as professoras Marlene Machiori, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Leticia Salem,  da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e o presidente do Conselho Regional de Profissionais de relações Públicas (CONRERP), Claúdio Andrade. A discussão foi mediada pela professora Francieli Mongon, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

 

Saiba como foram os principais eventos do Intercom Sul 2016:

Dia 26 (quinta): Discussão sobre educação abre oficialmente Intercom Sul 2016

Dia 26 (quinta): Convidados analisam produção de Jornalismo em multiplataformas

Dia 26 (quinta): Intercom Sul: especialistas discutem tendências de RP

Dia 26 (quinta): Mesa debate necessidades do mercado publicitário

Dia 27 (sexta): Comunicadores debatem crise e mercado de trabalho

Dia 27 (sexta): Intercom debate cobertura da Operação Lava Jato

Dia 28 (sábado): Expocom marca último dia do Intercom Sul 2016

 

Durante a mesa, cada palestrante teve a oportunidade de falar sobre a sua área. Ao analisar o currículo acadêmico proposto pelo MEC, a professora Marlene destacou a necessidade de integração entre a academia e o mercado; e falou também sobre globalização e a falta de cursos de pós-graduação. Segundo Marlene, a profissão precisa de pesquisa, e apenas o período da faculdade não é suficiente.

Ela afirmou que muitos profissionais da área de comunicação, como publicitários e jornalistas, estão sendo contratados para realizar a função do RP, e isso ocorre pois a profissão não é valorizada. Marlene comentou que o ponto mais importante a ser estudado hoje para dar visibilidade à profissão é a interação global, e estudos interculturais. “Não estamos falando pra fora. Precisamos de internacionalização” afirmou.

Universidade deve se aproximar do mercado

O presidente do CONRERP, Claúdio Andrade, explicou ao público como funciona o conselho e disse que para valorizar a profissão, é necessário que a escola intensifique a relação com o mercado. Ele conta que a demanda do mercado é muito diferente e que a academia não consegue a acompanhar. Ele também destacou a importância do registro profissional, para que o conselho possa realizar a sua função de fiscalização. Andrade revelou que Curitiba tem apenas 52 profissionais registrados.

Ao concluir a fala, o palestrante mostrou algumas propostas que tem para o futuro da profissão, como a criação de um núcleo de cursos e treinamento e de um prêmio estadual e regional, além de desenvolver um centro de pesquisa e revitalizar o sindicato.

Mercado vive momento transformador

A professora da PUC Letícia Salem focou em como é o cenário profissional atualmente. Ela afirmou que “vivemos em um momento de transformações avassaladoras no campo da comunicação”, e que o uso de mídias sociais ajuda o RP a entender o consumidor. Segundo Salem, a comunicação digital deve ser levada a sério, pois pode denegrir a imagem de uma empresa. Ela finalizou lembrando o público que o consumidor é feito de emoções, e que isso deve ser explorado.

 

Intercom Sul teve cobertura especial

O Intercom Sul 2016 ocorreu entre 26 e 28 de maio, no câmpus de Curitiba da PUCPR. O evento teve cobertura da Rede Comunicare, conjunto de veículos laboratoriais do curso de Jornalismo da PUCPR.
O Portal Comunicare cobriu os principais eventos do congresso, enquanto a Web Rádio Comunicare (www.portalcomunicare.com.br/webradio) transmitiu boa parte das atividades. Houve, ainda, cobertura por meio de redes sociais, via nossos perfis no Facebook (www.facebook.com/RedeComunicare) e no Twitter (www.twitter.com/redecomunicare).

 

Próximas edições do Intercom

O Intercom nacional deste ano ocorre entre 5 e 9 de setembro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Já a próxima edição do Intercom Sul ocorrerá na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2017.

 

Fechado para comentários.