C3
“Estamos tentando”, diz Beto Richa durante sabatina na Rede Mercosul – Record News Paraná

Atual governador do estado, o político foi o segundo entrevistado da série

Por Matheus Urbano

Fotos Ana Rusycki

Dando prosseguimento às sabatinas da Rede Mercosul – Record News Paraná, nessa terça-feira (19) estava o atual governador do Paraná e candidato a reeleição pelo  Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) Beto Richa. O candidato foi recebido pelos jornalistas Ligia Gabrielli, Eduardo Simões, Elizabeth Pereira e Roger Castro.

C1Logo no início, o candidato foi questionado quanto a reeleição, já que em uma entrevista com Heródoto Barbeiro na Record News nesse mesmo ano, havia afirmado que eliminaria reeleição e estenderia os mandatos, se assim fosse possível. “Porque, de fato, quatro anos é pouco”, afirmou.

Também foi discutida a aprovação do governo e as intenções de voto. Segundo pesquisa Datafolha, o governador teria 48% de aprovação de seu governo e só 39% das intenções de voto. No entanto, se somar as pessoas que acham o governo regular, ruim e péssimo, já são 49%. Richa se defendeu, argumentando que “regular não é ponto negativo”.

Quanto às promessas de governo feitas em 2010, e que não foram cumpridas, o governador disse que registra em cartório todas as campanhas majoritárias em que participa para que as pessoas acompanhem o cumprimento ou evolução de propostas. “Nunca conseguimos atingir 100% porque tenho o espirito democrático”, desconversou.

Outro âmbito amplamente discutido foi o da saúde. Indagado por Elizabeth Pereira sobre a assistência à saúde do servidor público que trocou de hospitais e foram feitas diversas tentativas, o candidato diz que “Nnão cumpriu integralmente, mas que não faltaram empenho e dedicação para atender”.

A jornalista Ligia Gabrielli também questionou Richa sobre as viaturas sem gasolina da Polícia Militar e de um bairro que chegou a fazer uma rifa para arrecadar dinheiro. “Em um determinado momento faltou gasolina sim”, afirmou. “A situação da rifa foi armada por um sujeito do PT que era militante de carteirinha que simulou essa rifa pra passar uma imagem que a situação era caótica”, esclareceu.

Por fim, o governador ressaltou alguns de seus feitos, como o de ser o primeiro administrador do Paraná a visitar todos os 399 municípios em um período de três anos. E quando questionado sobre a aliança com o candidato à presidência Eduardo Campos, falecido recentemente, afirmou em tom ostensivo que se sentia “privilegiado” por ter em sua coligação quatro candidatos a presidente que o apoiam como Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC) e agora Marina Silva (PSB).

A equipe do Portal Comunicare fará a cobertura de todas as sabatinas da Rede Mercosul.  Confira a programação:

20/08 – Túlio Bandeira

21/08 – Bernardo Pilotto

22/08 – Geonísio Marinho

25/08 – Roberto Requião

26/08 – Rodrigo Tomazini

27/08 – Gleisi Hoffmann

Fechado para comentários.