Modelo desfila biquíni dos anos 60 (Foto: Beatriz Mira)
Exposição sobre o biquíni marca reinauguração da Tribuna PUCPR

A exposição Bikini 70: Explosão dos Anos 40 comemora os 70 anos do biquíni

Por Beatriz Mira

Nesta terça-feira (9) a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizou a abertura da exposição Bikini 70: A explosão dos anos 40. O evento comemora o septuagésimo aniversário do biquíni e também foi palco da reinauguração do Museu Universitário, agora chamado de Tribuna PUCPR, inativo há três anos. A exposição fica em cartaz até o dia 27 de setembro, das 9h às 18h.

A produção dos painéis, vídeos e as peças expostas e usadas no desfile de abertura, contou com a participação de alunos da Escola de Arquitetura e Design. Além disso, o teatro e obras de diversos artistas paranaenses como Luis Carlos Andrade de Lima, Guido Viaro e Theodoro de Bona, também fizeram parte da comemoração.

A Diretora de Cultura e Esportes da PUCPR, Sheila Reinehr, contou que a proposta de reinaugurar o espaço cultural com o aniverário do biquíni surgiu no ano passado, e foram cerca de três meses de trabalho até o resultado final. Segundo ela, o público da universidade recebeu muito bem o evento, mas a diretora enfatizou que a ideia não é apenas mostrar a história do biquíni. “Isso é a história da mulher. É a sua libertação, sua identidade e o domínio de seu corpo” explicou.

De acordo com Sheila, o projeto também visa enfatizar a diversidade cultural. Ela revelou que a proposta da PUC é se transformar em um espaço não só dos alunos, mas de todos da comunidade curitibana. “Queremos que a Tribuna seja um espaço relaxante e acolhedor para todos” afirmou.

 

Interdisciplinaridade 

A decana da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR, Angela Leitão, disse que todos que participaram estão ansiosos para ver a reação do público. “É sempre muito difícil colocar em prática o que os alunos aprendem em sala de aula, então a expectativa é alta” explicou. Segundo a professora, a reinauguração deste espaço é muito importante para a Escola, pois todos os cursos estão ligados a arte e design. Angela também comentou que pretende promover mais eventos que integrem todos os cursos e escolas.

O aluno Thiago Aniceski está no ultimo período de Design de Produto e contou que foi muito gratificante participar de um evento tão importante para a universidade. Segundo ele, foi uma oportunidade de aprender técnicas que são muito compatíveis com o que é pedido no mercado de trabalho, e importantes para a sua formação como designer.

 

Arte Paranaense

Junto com a exposição Bikini 70, estão espalhadas pelas paredes da Tribuna obras de artistas paranaenses que celebram a identidade curitibana. A família do pintor Luiz Carlos de Andrade Lima foi convidada para prestigiar o evento na primeira fila. O filho do desenhista, Luiz Francisco de Andrade Lima, comentou que ver o trabalho de seu pai exposto traz uma sensação de orgulho e satisfação. “Meu pai era um grande retratista de Curitiba. Acho que ele demonstra bem a cara da cidade” afirmou.

 

Serviço

Data: de 10/08 a 27/09

Horário: 9h – 18h

Local: Tribuna PUCPR – Centro Cultural PUC Paraná

Aberto ao público, entrada franca

Informações: (41) 3271-2356 | (41) 3271-1645

 

 

 

Fechado para comentários.