Feira de cursos e profissões da PUC supera expectativas

Com medidor da certeza e mais de 60 opções de cursos, o Planeta PUC termina como um grande sucesso

Hélcio Weiss

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizou nos dias 08, 09 e 10 deste mês o Planeta PUC. É uma feira de Cursos e Profissões da universidade voltada para alunos do ensino médio. Os vestibulandos puderam obter as informações necessárias com os mais de 60 estandes das diversas opções de graduação existentes na universidade, desde os tradicionais até os tecnólogos. Porém, o que mais fez sucesso e chamou atenção dos alunos foi a novidade desse ano, um equipamento estrangeiro chamado “Medidor da Certeza”.

Com uma grande procura e muito movimento, o planeta PUC superou as expectativas e metas na edição de 2013. “Nossa meta que era de 15 mil pessoas confirmadas já foi ultrapassada. Além disso, tínhamos uma meta de transformar o Planeta PUC em um evento web muito maior do que o evento físico, e por isso ficamos surpresos com o número de pessoas que apareceram por aqui”, disse o Relações Públicas e um dos responsáveis por eventos da PUCPR Caio de Paula. Ele também relatou que o evento abriu portas para colégios de fora do estado, que vinham de cidades como Camboriú e Jaraguá do Sul, ambas de Santa Catarina.

Os vestibulandos se mostraram muito satisfeitos com a organização e atendimento na feira de profissões, como explicou o aluno do Colégio Stella Maris, Augusto Moura: “a feira está bem interessante. Acabei de passar em um estande e eles mostram bem o que o aluno que tem dúvida precisa saber, além de explicar para quem já escolheu o curso e quer o conhecer melhor”.

Medidor de certeza atrai muitos alunos / Foto: Caio Porthus

Medidor de certeza faz sucesso 

De acordo com o Publicitário Felipe Figliolini, responsável pelo equipamento, a máquina funciona como um Polígrafo, o mesmo usado pela polícia. “Ele tem sete indicadores, mas o indicador principal é o estresse da corda vocal. O ser humano não foi criado para mentir, quando começamos a mentir, temos reações fisiológicas, e a ideia é pegar esse estresse mostrado pelo corpo para saber se a pessoa mente ou não”, explica.

Contudo, o foco principal da máquina na feira, não era ser um detector de mentiras em si, e sim um medidor de certeza para auxiliar o vestibulando na escolha de seu curso, caso tenha dúvidas. É o que comentou o Relações Públicas, Caio de Paula. “O medidor não irá dizer para o aluno se ele deve ser um médico ou um advogado. O ponto principal, é que o aluno se questione, ‘será que é realmente isso que eu quero’?

A Estudante Larissa Armstrong afirmou: “O meu resultado deu 100% de certeza para Psicologia, é uma ideia muito bacana, podemos ter a certeza do curso que queremos, tiramos aquela dúvida que fica na cabeça, o medidor me ajudou muito para ter a certeza que eu precisava. O único problema foi enfrentar a fila, que estava bastante extensa”.

4

Planeta PUC obtem sucesso / Foto: Hélcio Weiss

Equipe: Bruno Krieger, Caio Porthus, Hélcio Weiss e Leonardo Dulcio

Fechado para comentários.