Barraquinha de comida típica da Ucrânia que se localiza no final da praça.
Feirinha na Praça da Ucrânia reúne sabores do mundo

Todas as sextas-feiras, a Praça da Ucrânia torna-se palco para feira gastronômica. Com 39 barraquinhas, conta com boa culinária, produtos frescos e pratos típicos de diferentes regiões do mundo

Lana Gillies

Reconhecida pelas suas feirinhas ao ar livre, a Praça da Ucrânia oferece independente de chuva ou feriados, todas as sextas-feiras, a sua mais movimentada: a Feira Noturna do Champagnat, que ocorre há 22 anos. Com inicio às 16h30, 26 barraquinhas de comidas típicas são montadas junto a outras 13 de frutas, verduras, cereais, bolachas, doces, massas e lacticínios.

Dentre os variados cardápios encontramos culinárias da cultura portuguesa, ucraniana, polonesa, alemã, baiana, italiana, árabe, chinesa, japonesa, tailandesa e mexicana.

Com a maior fila de clientes, O Original Pierogi Tadeu, serve além do Pierogi, sonhos. Porém, Ricardo Olavarría, funcionário de no mínimo 28 anos da barraquinha ucraniana, comenta que os mais pedidos são os pierogis: tradicional e de ricota com molho de calabresa.

Barraquinha de comida típica da Ucrânia que se localiza no final da praça.

Barraquinha de comida típica da Ucrânia que se localiza no final da praça
Foto: Lana Gillies

Outro prato dos mais requisitados é o X-pernil, do Mineiro X-pernil. Presente há 16 anos na Praça da Ucrânia, a barraquinha mineira tornou-se um negócio familiar, criado pelos pais e passado aos seus quatro filhos. Servem também X-Alcatra e o Prato Mineiro.

Chegue cedo para evitar filas
Foto: Lana Gillies

Aos que não querem se arriscar, a feira vende outras opções tais como espetinhos, sanduíches, cachorros-quente, hambúrgueres, pastéis, sushi, crepes, além das bebidas, que vão do suco ao quentão.

Para finalizar a noite, a dica é de Alice Candido, que frequenta a feira como oportunidade de reunir seus amigos e experimentar novas receitas. “Amo o waffle com sorvete e brigadeiro branco, e o que não pode faltar é o amendoim”.

Barraquinha de sobremesas: Waffles Brasil.

Barraquinha de sobremesas: Waffles Brasil
Foto: Lana Gillies

Apesar de  movimentada, a feira é uma ótima opção de lazer para as crianças também, que podem aproveitar o playground constituído de escorregador e gangorras.

Informações adicionais:

Há a possibilidade também de se passear com animais de estimação, portanto que os donos fiquem responsáveis pelos dejetos.

Não há estacionamento, porém o acesso é facilitado pela existência de inúmeras linhas de ônibus.

Há acesso para portadores de deficiências, como as guias rebaixadas para cadeirantes.

A Praça da Ucrânia possui também uma banca de revistas e jornais e uma floricultura. A estátua de bronze de 2,50 m de altura, do poeta ucraniano Tarás Schevtechenko foi construída pelo francês Charles André, em homenagem à sua luta contra a escravidão.

Esculpida em homenagem ao espírito de luta do herói nacional da Ucrânia Foto: Lana Gillies

Esculpida em homenagem ao espírito de luta do herói nacional da Ucrânia
Foto: Lana Gillies

1 comentário to “Feirinha na Praça da Ucrânia reúne sabores do mundo”
  • gabriel
    28 de agosto de 2013 -

    Mas que jóia!!! Gostei, está de parabéns Lana!!