Futebol americano ganha mais times e cresce no PR

Torneio estadual se aproxima do fim da sétima edição.

Por Lucas Souza

Quarterback, running back e wide receiver. Esses termos, que indicam as posições de jogadores no futebol americano, são cada vez mais comuns no vocabulário dos paranaenses. O estado tem há seis anos um campeonato próprio da modalidade, batizado de “Paraná Bowl”.

O número de equipes cresceu de seis para oito, entre a primeira e a atual edição do torneio, e só não é maior em razão de diversas fusões, que buscaram fortalecer as equipes. A fórmula de disputa também se modificou: o torneio, que era disputado em apenas três dias, passou a contar com uma fase regular, seguida de playoffs, tal qual ocorre na principal liga do mundo, a americana, conhecida pela sigla NFL.

O Campeonato Paranaense tem a temporada regular, que dura sete semanas e na qual todos os times se enfrentam. Os dois melhores desta fase disputam o Paraná Bowl. O terceiro e quarto lugares se enfrentam na preliminar da grande finalíssima.

Quatro equipes são da capital (Coritiba Crocodiles, UFPR Brown Spiders, Paraná HP e Guardian Saints), enquanto o interior é formado pela outra fatia dos participantes (Foz Black Sharks, Norte Paraná FA, Opção Pyros e Unicentro Knights). Conheça melhor os times:

 

Coritiba Crocodiles

Fundado em 2003, por um grupo de amigos que se reunia no Parque Barigui, em Curitiba, é a equipe brasileira mais vitoriosa e a pioneira do esporte no país. A inspiração do nome é uma referência ao lendário jacaré que habitava o parque. Em 2011, o Crocodiles fechou uma parceria com o Coritiba Football Clube, dando mais um importante passo para o esporte.

 

Foz do Iguaçu Black Sharks

Sempre presente com muita força no campeonato estadual e brasileiro, o time do Black Sharks foi fundado em 2008, na cidade de Foz de Iguaçu. O clube conta com 70 atletas e mais de 40 associados.

 

Guardians Saints

Surge em 2011, na capital, com a proposta de ser um projeto social que utiliza não apenas o futebol americano, mas também outros esportes.

 

Paraná HP

O time foi formado em 2013, com a fusão de duas equipes da capital, o Curitiba Predadores e o Hurricanes. Com potencial para ser uma grande equipe, a Paraná HP hoje é líder do campeonato e uma das favoritas ao título estadual.

 

Opção Pyros

Outro representante do interior, o time foi formado em 2008 por um grupo de amigos. Participou pela primeira vez do campeonato paranaense em 2014, ficando em quarto lugar e ganhando o prêmio de equipe revelação.

 

UFPR Brown Spiders

Um dos times mais fortes do estado e do país, o UFPR Brown Spiders surge da fusão da equipe pioneira Brown Spiders com a tradicional UFPR Legends, em 2014. A união das duas equipes foi feita com o objetivo de crescimento no cenário do futebol do estado e do país.

 

UNICENTRO Knights

O time surgiu após uma reformulação da equipe Ponta Grossa Phantons. Nasceu de uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro Oeste, com a Prefeitura Municipal de Irati e o Iraty Sport Club, através de um projeto de extensão do curso de Educação Física, na modalidade de Futebol Americano.

 

Norte do Paraná FA

Com o objetivo de formar um grande time e representar toda uma região, surge o Norte do Paraná FA, da união de três times: Londrina Barons, Cambé Falcons e Arapongas Crazy Birds. Formada em 2013, a equipe já conquistou o vice-campeonato de uma competição nacional, mostrando a força do esporte do interior do Paraná.

 

pr

Fechado para comentários.