Feira reúne apaixonados por quadrinhos em Curitiba até domingo
Foto: Organização

Serão quatro dias de palestras, exposições e workshops no Museu Municipal de Arte, no bairro Portão | Foto: Organização

A segunda edição da Gibion (Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba) ocorrerá entre esta quinta-feira (4) e o próximo domingo (7). O evento será no MuMa (Museu Municipal de Arte) em frente ao Terminal do Portão, e contará com a presença de 82 quadrinistas brasileiros e cinco estrangeiros.

A expectativa é grande, segundo Fabrizio Andriani, coordenador da Gibicon, a estimativa de público é de 20 mil pessoas. Quem for ao Muma poderá escolher entre as diversas atividades oferecidas ao longo da feira: 16 palestras, 13 exposições, 33 debates, duas festas e 39 oficinas, além de sessões de autógrafos, pocket shows e apresentações de teatro. Na abertura, nesta quinta-feira (4), será entregue o “Prêmio Claudio Seto de Quadrinhos”, voltado aos profissionais da área

Entre os artistas de destaque estão Fábio Moon e Gabriel Bá, criadores dos quadrinhos Daytripper, 10 Pãezinhos e da adaptação O Alienista. Os irmãos, que participam da Gibicon pela segunda vez, já receberam diversos prêmios, como um Jabuti e três Eisner. Outro destaque é o coreano, Kim Jung Gi, que demonstrará ao vivo, por duas horas e durante os três primeiros dias, o seu dom para desenhar qualquer coisa sem nenhuma referência, exceto a sua incrível memória visual.

O estudante de design João Pedro Rimenzoski, 19, pretende visitar a feira por acreditar que o evento é importante para a indústria criativa. “A Gibicon permite que novos artistas exponham seus quadrinhos e estabeleçam um diálogo direto com o público que realmente gosta desse conteúdo”.

A primeira edição da Gibicon ocorreu em julho de 2011, Fabrizio Andriani explica que o objetivo da feira é fomentar artistas independentes. A estudante de comunicação Amanda Cardoso, 22, esteve na estreia e pretende voltar, estimulada pelo trabalho de artistas curitibanos. “Mesmo não conhecendo muito sobre o assunto, gostei bastante [da primeira edição]. Achei a exposição bem acessível para todo tipo de público”, conta.

SERVIÇO: GibiCon

– Local: Museu Municipal de Arte (MuMa) – Portão Cultural

– Endereço: Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão

– Entrada gratuita

– Mais informações: www.gibicon.com.br

Fechado para comentários.