Halloween antecipado é sucesso em Curitiba

Corrida temática “Halloween Night Run” foi realizada na última sexta feira, 25

Lara Pessôa 

O Halloween foi antecipado em Curitiba. Ocorreu, na última sexta feira, (25) a corrida temática Halloween Night Run, no Parque Barigüi. Com o intuito de cuidar da saúde e disseminar a modalidade, o diferencial para os participantes, desta vez, se deu pelo fato de serem surpreendidos com diversas brincadeiras durante o trajeto, como personagens prontos para assustar, decoração temática e túnel do terror.

Trajeto tinha opções de 6km ou 9km  Foto: Divulgação iRun

Trajeto tinha opções de 6km ou 9km
Foto: Divulgação iRun

O evento, mais um que reforça a capital paranaense em um polo engrandecedor de atividades culturais, aconteceu no período da noite, no Parque. Separado em categorias, masculina e feminina, e ainda com opções de 6KM e 9KM do trajeto, a corrida foi uma oportunidade para os curitibanos “soltarem as bruxas”. Muitos deles realmente aproveitaram e entraram no clima.

Segundo a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ), há o aumento de 10% de corredores na cidade. Além disso, a Smelj afirma que a capital terá, até o fim de 2013, um número de 80 mil vagas que serão disponíveis para corridas de rua organizadas na capital. Ainda assim, percebe-se um aumento no total de circuitos organizados e na adesão de mais empresas no setor. “Houve aumento relativamente grande de empresas interessadas em organizar corridas. Chegamos e definimos um protocolo de normas e documentos para autorizar as provas, sempre com segurança”, explica Luiz Otávio B. Batista, coordenador de corridas e ciclismo da SMELJ.

Grupo de amigas fantasiadas demonstrava pura animação durante o evento  Foto: Lara Pessôa

Grupo de amigas fantasiadas demonstrava pura animação durante o evento
Foto: Lara Pessôa

De acordo com Anderson Rampazzo, sócio-administrativo da empresa iRun e organizadora do evento, a proposta de produzir uma corrida temática vai muito além de oferecer uma simples prova de corrida de rua. A ideia, segundo o empresário, é deixar a modalidade muito mais atrativa com o diferencial da tematização. “Além da prática esportiva em si, queríamos propiciar o lúdico, deixando a prova muito mais animada”, comenta.

Na opinião das amigas Neiva dos Santos e Conceição Aguiar, o local escolhido para a Halloween Night Run é bem mais tranquilo. Neiva escolheu o percurso mais longo, de 9 KM. Corredora há trinta anos, afirma que o diferencial de um evento temático como esse se dá justamente pelo trajeto ser um pouco mais fácil, além de proporcionar uma diversão extra ao público. Já para Conceição Aguiar, o motivo pelo início da prática da corrida veio por vontade própria. “Comecei porque eu queria correr, eu olhava todo mundo correndo e falei pra mim mesma que tinha que começar e, então a Neiva me puxou”, afirma.

As amigas Conceição e Neiva optaram pelo percurso de 9km  Foto: Lara Pessôa

As amigas Conceição e Neiva optaram pelo percurso de 9km
Foto: Lara Pessôa

Quanto a aceitação da população curitibana em um evento como esse, Rampazzo declara que pelo fato de corridas deste gênero serem novidades na capital, ainda há uma certa dúvida do público em geral. “É um desafio para nós já que, culturalmente, o curitibano não adere tão facilmente à mudanças. Mas temos certeza de que com o tempo, as provas serão cada vez mais difundidas e cairá nas graças do público”, explica.

Para a publicitária e participante Joyce Casagrande, de 30 anos, a corrida superou suas expectativas. Corredora freqüente há um ano e meio, Joyce afirma que a estrutura do Parque Barigüi é melhor e mais fácil para correr do que, por exemplo, a do Parque Tingüi. Joyce ainda reforça que “um evento temático como este atrai e estimula o público para a prática do esporte. Se tiver outras edições com certeza eu participo”.

Comemoração miscigenada

A prova do Halloween Night Run 2013 teve 1200 inscritos. Dentre eles, houve a inscrição de 13 paraguaios, 10 atletas de São Paulo, 02 do Rio de Janeiro, 06 de Santa Catarina. Quanto à eventos futuros, Iberê de Assis Junior, também organizador e sócio-administrativo da empresa iRun, afirma que no projeto “iRun Series 2014” terão mais algumas provas programadas como “Stadium Marathon”, tendo Copa do Mundo como tema e “Animal Kingdom Challenge”, no Zoológico de Curitiba, entre outras programações. Além disso, o evento contou com a participação de um público misto, desde crianças até idosos. “Tenho certeza que da próxima vez iremos aumentar esse interesse”, finaliza Anderson.

Crianças também entraram no clima e aproveitaram a brincadeira  Foto: Lara Pessôa

Crianças também entraram no clima e aproveitaram a brincadeira
Foto: Lara Pessôa

 

 

Grupo: Gabriela Fialho, Lara Pessôa e Manuella Niclewicz

Fechado para comentários.