Hospital de Curitiba inova com app que mostra tempo de espera para consulta

por Ex-alunos
Hospital de Curitiba inova com app que mostra tempo de espera para consulta

Aplicativo que ajuda os pais a saberem o melhor horário para levar as crianças no pronto atendimento

Por: Isadora Look, Larissa Sena e Yasmin Graeml

O Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba lançou um aplicativo para mostrar aos pais o tempo de espera em consultas do pronto socorro pediátrico. Apesar de, na época do lançamento, não ter tido uma grande campanha de divulgação em dois meses o app foi o segundo aplicativo mais baixado do Brasil na área de saúde. Um ano e meio após o lançamento o número de consultas aumentou 30% e resultou até em uma reforma no hospital, para atender a nova demanda.

O aplicativo HNSG possui algoritmos internos que, por meio de estatísticas do horário do dia e demanda, mostrará em tempo real um gráfico com a tendência de redução ou aumento do tempo de espera atual, facilitando e orientando aos pais qual será o melhor horário para serem atendidos. Simultaneamente, ele realiza pesquisas em tempo real no sistema de gestão hospitalar acompanhando os atendimentos realizados pela equipe médica informando a quantidade de pacientes aguardando no momento.

A dona de casa Kellen Thaís, mãe de dois filhos de dois e dez anos, descobriu o aplicativo no hospital pois estava sempre levando um dos filhos. Ela elogia a atitude do hospital por facilitar a vida de mães e pais com filhos pequenos. “Pelo aplicativo consigo ver quantas crianças tem na frente e o tempo de espera, foi muito útil e super bem pensado por parte do hospital, já que ajuda muitas mães como eu”.

O assessor de planejamento do hospital, Glaucio Erlei de Souza, conta que a iniciativa do aplicativo foi em parceria com a UTFPR partindo da necessidade de resolver as longas filas de espera. “A ideia surgiu para amenizar o tempo de espera no seu pronto-atendimento pediátrico, visto que 98% de nossas consultas são classificadas como simples, fazendo com que os pais em vez de aguardarem no saguão superlotado do hospital, possam optar pelo melhor momento e horário no conforto de seu lar”.

Para quem utiliza celulares com o sistema android o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Play Store. Já para usuários de celulares IOS o aplicativo ainda não esta disponível na App Store mas pode ser baixado pelo link da fábrica de aplicativos.

[v attid=”23788″ ideo width=”720″ height=”576″ mp4=”http://www.portalcomunicare.com.br/wp-content/uploads/2017/10/HNSG.mp4″][/video]

Outros hospitais de Curitiba especializados em atendimento pediátrico ainda não tem este tipo de tecnologia. A assessoria de imprensa do Hospital Pequeno Príncipe afirmou que este tipo de informação é passado apenas por telefone e o setor administrativo do Hospital Menino Deus conta que só possui este tipo de informação no site.