Luiz_Andrioli
Luiz Andrioli, novas ilusões perdidas: de Balzac a Zuckerberg

O escritor e jornalista conta um pouco de sua experiencia no meio jornalistico

Bruno Krieger

Na palestra marcada para as 3 horas da tarde deste sábado (09) o escritor e jornalista Luiz Andrioli falou um pouco sobre o jornalismo nas redes sociais, que em sua opinião não deveria ser chamado de jornalismo, porque não contém muitas das características de um jornalismo verdadeiro.

Luiz_Andrioli

Luiz Andrioli explica o porque, na sua opinião, as redes sociais não fazem parte do jornalismo.

A palestra foi construídas a partir de uma reflexão entre o livro Ilusões Perdidas, de Blazac e a relação com as novas tecnologias. O palestrante conta que um dos formadores dessa sua opinião, de que as redes sociais não servem como ferramentas jornalisticas,  foi justamente o livro que o ajudou a montar a palestra. Andrioli diz que o livro abriu muito a sua cabeça e o fez enxergar coisas que antes nem passavam pela sua cabeça, e por isso passou um conselho para os estudantes: “Eu me arrependo muito de ter lido esse livro tão tarde, vocês são jovens deveriam ler esse livro o quanto antes para conseguir entender algumas coisas”.

A conversa com a platéia continuou e o escritor passou algumas dicas para os novatos neste meio: “crie sempre um projeto sem ter ilusões, pois alguém precisa pagar a conta”, se a palestra pudesse ser resumida em uma frase, seria com essa. Esse foi um ponto muito abordado por ele, porque isso é o que impede muitas grupos de comunicação de crescerem. Outra parte que o palestrante deixou bem claro foi que “a internet virou uma companhia e fez a velha mídia se reconstruir, hoje em dia a missão é manter um leitor no mesmo website por um tempo maior que o médio (3-4 minutos)”.

No final da palestra Luiz Andrioli abriu para perguntas. O primeiro aluno a executar uma pergunta foi Daniel Malucelli, que foi presentado pelo palestrante com um exemplar do livro ‘O Silencio do Vampiro’ pela qualidade de seu questionamento.”Foi muito legal a parte dele entregar um livro para alguém da platéia, essa interação é importante”, disse Daniel. Perguntado sobre o que achou da palestra o estudante se disse muito satisfeito: “Gostei muito da palestra, principalmente por ele ter uma vasta experiência em grandes veículos de comunicação. Concordo com o que ele disse, afinal o Luiz mostrou um lado verdadeiro sobre o jornalismo atual”.

 

Fechado para comentários.