Moda Empreendedora

por Ex-alunos
Moda Empreendedora

Bloggeiras da moda curitibana, uniram os seus conhecimentos, e criaram a primeira rede de Top blogs da Região Sul

Manuella Niclewicz

Sócias do Fashion Sul Debora Alcântra, Barbara Alcantra e Adriana Nakamura crédito: Renata Duda

Sócias do Fashion Sul Debora Alcântra, Barbara Alcantra e Adriana Nakamura
Foto: Renata Duda

Com o nicho dos blogs crescendo cada vez mais no Brasil, começaram também a ser criadas plataformas que ajudam a impulsionar esses sites no mercado. A rede Fashion Sul (FS) é um exemplo disto. Foi realizada e idealizada pelas bloggeiras curitibanas Adriana Nakamura, Bárbara Alcântra e Débora Alcântra, com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre marcas e bloggers.

A ideia do Fashion Sul, que foi lançado em dezembro de 2012, surgiu de um encontro entre as bloggeiras, no qual discutiam a falta de reconhecimento e as dificuldades deste novo mercado. “Inicialmente, estávamos dispostas a solucionar a questão em Curitiba, mas acabamos percebendo que esse era um problema do Sul. Partindo disso, resolvemos criar uma plataforma que reunisse os blogs com interesse em trabalhar com o marketing digital e posicionamento de marcas”, explica a sócia Débora Alcântra, do blog Tudo Orna.

Por mais que o ramo esteja crescendo muito no país, as meninas contam que ainda existe um certo “preconceito” com quem trabalha com o marketing digital, por ser ainda algo muito novo. “Costumamos ouvir coisas do tipo: Além do blog o que mais vocês fazem da vida?”, relata Débora.

As irmãs Alcântra explicam que trabalhar com a produção de conteúdo online, gerenciamento de mídias, moda e ainda administrar uma empresa é o trabalho de quem lida com o mercado digital. “Cada uma tem as suas responsabilidades no nosso blog (Tudo Orna), cumprimos prazo, temos compromissos, fazemos reuniões, enfim é um negócio como outro qualquer. A única diferença é que não paramos nunca, o tempo todo estamos trabalhando para o blog, e amamos!”, explica.

Irmãs Alcântra do blog Tudo Orna

Irmãs Alcântra do blog Tudo Orna
Foto: Divulgação / Débora Alcântra

O objetivo do Fashion Sul, para Adriana Nakamura, do blog Eu Não Tenho Roupa, sempre foi reunir em um único local o contato dos principais formadores de opinião das áreas de design, moda e beleza, sem esquecer de valores como a sustentabilidade, inovação e ética.

A  rede é hoje, uma das mais influentes e profissionais do Brasil. Por meio de uma plataforma exclusiva, o objetivo é criar projetos de ativação e posicionamento das marcas com a utilização do marketing digital, das mídias sociais, de estratégias de follow-up para eventos e desenvolvimento de novas linhas de produtos.

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Atualmente, a FS conta com a participação de 15 blogs dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E é também a única do Brasil a oferecer consultoria para fashion bloggers, em um espaço denominado “SOS bloggers”, contribuindo para o desenvolvimento deste nicho e direcionando jovens que buscam se profissionalizar no ramo.

Para Débora Alcântra, o verdadeiro diferencial da plataforma é que além de criar projetos comerciais para os blogs, também conseguem posicioná-los institucionalmente.  “Apresentamos para o mercado os bloggers profissionais dispostos a trabalhar de verdade com conteúdo”, explica.

Os sócios da marca Gustavo Kreeling e Fabiana Montalvão com a blogueira Melina Souza (centro) e o modelo de sapatilha desenvolvido por ela. Crédito: Alexandre Cardinal

Os sócios da marca Gustavo Kreeling e Fabiana Montalvão com a blogueira Melina Souza (centro) e o modelo de sapatilha desenvolvido por ela
Foto: Alexandre Cardinal

Os Blogs lançando tendências

As páginas possuem um potencial de visualização enorme, e por serem escritos por “pessoas comuns” e acessíveis, as leitoras se identificam cada vez mais com os posts e passam horas navegando. As bloggeiras ditam a moda e fazem as meninas desejarem seus looks e acessórios. Por isso, fora do Brasil já é comum grandes marcas apostarem no estilo e influências destas top bloggers para lançar tendências.

Em Curitiba, a rede Fashion Sul inovou ao lançar uma linha de sapatilhas em parceria com a loja Tutu Atelier de Sapatilhas. Na semana passada as bloggeiras Júlia Alcântra do blog Tudo Orna, Melina Souza do Blog A Series of Serendipity, Flávia Desgranges do blog Fashion Coolture e Luisa Accorsi do blog Sonhos de Crepom lançaram  sapatilhas desenvolvidas exclusivamente para suas leitoras.

Os Blogs mais famosos da Região Sul

Eu não tenho roupa

Adriana Nakamura do blog Eu Não tenho roupa. Divulgação: Adriana Nakamura

Adriana Nakamura do blog Eu Não tenho roupa
Foto: Divulgação / Adriana Nakamura

O blog “Eu não tenho roupa” nasceu em 2007 e foi o primeiro blog de moda de Curitiba. Primeiramente, surgiu como um hobby da arquiteta Adriana Nakamura que sempre foi apaixonada por moda. Hoje o blog é um sucesso com dicas de design, lifestyle, make, viagens além de moda é claro.

Tudo Orna

O blog “Tudo Orna” foi criado em agosto de 2010, inicialmente por Débora Alcântra, com o objetivo de compartilhar fotos e inspirações. Algum tempo depois, ela convidou suas irmãs Bárbara e Júlia para fazerem parte com ela, e elas aceitaram. As meninas que são ex-alunas dos cursos de design e comunicação da PUCPR, começaram dando dicas para amigos e hoje possuem o maior blog de moda, design e cinema de Curitiba.

A Series of Serendipity

Blog criado em 2010 e participante do Portal Capricho. Escrito pela sonhadora e roteirista Melina Sousa. Além de dar dicas de moda, Mel é apaixonada por fotografia, viagens, músicas, frio , livros e animais.

 Garoto de Grife

O  blog “Garoto de grife” é maior blog de moda acessível masculina do sul do país, escrito pelo estudante de moda Rodrigo Perek. O blog nasceu da ideia do estudante por procurar moda fora das grifes e das passarelas, afinal, para ele, se vestir bem não é sinônimo de gastar muito.

 

Equipe: Gabriela Fialho, Lara Pessôa e Manuella Niclewicz