MON concentra público e “esvazia” outros museus

Museus menores atraem pouco público em Curitiba

Por Fabiola Junghans, Gabriel Vitti e Yasmin Soares

Grande parte dos turistas que passam por Curitiba visitam espaços culturais, como museus, e optam pelos mais conhecidos – caso do Museu Oscar Niemeyer (MON), cuja arquitetura já se tornou símbolo da capital. O que muitos não sabem é que a capital tem mais de 20 museus, mas que não são tão visitados e conhecidos pela população.

Segundos dados divulgados pela Secretaria de Cultura do Paraná, apenas em 2015 foram registradas cerca de 420 mil visitas aos oito museus de Curitiba que pertencem ao Estado. Desse número, mais de 78% correspondem ao MON, valor maior que a soma das visitas dos outros locais. Em seguida no ranking se encontram o Museu Paranaense e do Expedicionário.

Entre dez pessoas entrevistadas pela reportagem, nenhuma conhecia mais de oito museus de Curitiba. Três pessoas também afirmaram já terem visitado apenas um único local, como o estudante Wellynton Freitas, 18 anos. Segundo ele, o principal motivo para o não conhecimento de outros espaços é a falta de incentivo de cada um deles.

Museu do Automóvel tenta crescer

Entre os espaços culturais pouco frequentados, também está o Museu do Automóvel, localizado ao lado do Parque Barigui. Segundo a responsável pelo local, Aline Duarte, o espaço é discreto e mais conhecido por parte da população que tem interesse no automobilismo. Ainda assim, a localização e a parada do ônibus da Linha Turismo em frente ao local, contribuem para atrair mais público.

É por isso que o local tem recebido cada vez mais visitantes nos últimos anos, especialmente nos feriados prolongados e no período entre o Natal e o Carnaval, quando o número de visitantes chega a ser quase quatro vezes maior. Em dias normais, o museu recebe, entre segunda e sexta-feira, cerca de 50 pessoas e 150 nos finais de semana.

Aline também afirma que nos últimos cinco anos a demanda de turistas de outros estados brasileiros e até de outros países cresceu, sendo grande parte dos visitantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Ela lembra que as visitas poderiam ser ainda maiores se o local fizesse o uso intenso de publicidade. “Não há grande publicidade sobre o museu, apenas divulgações e parcerias em eventos com outros clubes de colecionadores da cidade”.

Mapa apresenta os museus da cidade

O Portal Comunicare montou um mapa com os principais museus que ainda são pouco conhecidos na capital para você visitar. Confira.

 

Fechado para comentários.