DSC_0018
Multimedia Storytelling Diary

A partir de agora você pode conferir o diário de viagem do programa de Multimedia Storytelling do curso de Jornalismo da PUCPR. Todos os dias novas postagens dos estudantes que estão nos EUA.

Um grupo formado por 14 estudantes e um professor de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) viaja para os Estados Unidos. A ideia surgiu depois que um grupo com 16 estudantes e três professores da Kent State University (KSU) viajou para o Brasil, em março de 2013. As duas instituições são parceiras. A PUCPR recebeu o pessoal da KSU e a KSU recebeu o pessoal da PUCPR.

A viagem tem dois grandes objetivos: crescimento pessoal e profissional.

Início da viagem: Aeroporto Internacional de Curitiba Foto: arquivo pessoal prof. Julius Nunes

Início da viagem: Aeroporto Internacional de Curitiba
Foto: arquivo pessoal prof. Julius Nunes

Alguns alunos já conheciam os Estados Unidos. A maioria não. A maioria dos estudantes é fluente em inglês. Alguns não. Dois dos estudantes vão se formar no final do ano. A maioria ainda tem de cumprir uma boa parte do curso. São quatro homens e onze mulheres. O grupo, como se percebe, é misto. Variado em idade, conhecimento, estrutura familiar. Mas todos compartilham do mesmo desejo: ser jornalista.

A ideia principal era conhecer uma cultura diferente da nossa, a brasileira, e poder vivenciar o que essa cultura tem a nos oferecer, começando pelo idioma, desta vez o inglês. Começamos pelos Estados Unidos porque já tínhamos uma base no país, e gostaríamos de reciprocar nossos companheiros norte-americanos.

Outro objetivo da viagem está relacionado ao jornalismo. Viemos aos Estados Unidos para produzir conteúdo jornalístico multimídia sobre a cultura norte-americana e sobre brasileiros que vivem no exterior. Ou seja: viemos realizar um trabalho jornalístico internacional.

DSC_0018

Estudantes trabalhando na newsroom em Kent
Foto: arquivo pessoal prof. Julius Nunes

Resultados

Os materiais produzidos aqui nos Estados Unidos serão disponibilizados em um site. Também estamos produzindo um reality show que vai mostrar os bastidores do nosso trabalho e as aventuras vividas.

Equipes e histórias

O grupo de estudantes está dividido em sete duplas. Cada dupla deve cumprir uma pauta em Kent e outra em Nova Iorque. Os temas são variados e vão das diferenças existentes entre as leis norte-americanas e as brasileiras até o que se chama de street food, ou comida vendida nas ruas.

Os estudantes começaram a trabalhar no projeto na segunda. Já fizeram algumas entrevistas, fotos, e alguns já estão estruturando suas reportagens. Alguns probleminhas também já foram registrados, como a impossibilidade de se filmar em determinados locais, problemas na captação de áudio, mas tudo contornável.

A viagem

Depois de organizar a parceria e a parte burocrática da viagem (autorizações, passagens, hospedagens, alguns passeios e atividades) lançamos a ideia para os alunos. Selecionamos os estudantes e começamos a pensar em nossas histórias. Fizemos algumas reuniões com os estudantes e outras das quais participaram também os pais ou responsáveis e enfim viajamos.

Saímos de Curitiba no dia 14 de setembro. Sol. Chegamos em Kent quase 24 horas depois. Sol também. A demora foi por conta dos vôos muito espaçados e de uma substituição, de aeronave, necessária. De Curitiba fomos para São Paulo, depois para Dallas, depois para Cleveland e de ônibus chegamos em Kent. O clima por aqui é bem parecido com o de Curitiba. Frio de manhã, solzinho de tarde e volta a esfriar no fim do dia.

Recepções

Desde que chegamos temos participado de almoços e jantares, oferecidos pelo Reitor, Decanos, Professores. Os pratos são os mais variados. Da tradicional pizza à cozinha morroquina, sempre com os refrigerantes que não temos no Brasil, como Vanilla Coke, Cherry Coke e Fresca.

Primeira recepção: casa do provost Sam

Primeira recepção: casa do provost Sam
Foto: arquivo pessoal prof. Julius Nunes

Diário de viagem

Para mostrar um pouco da nossa viagem resolvemos criar um diário. A cada dia um grupo de estudantes vai postar textos, fotos e vídeos sobre as atividades.

A primeira postagem é minha: Julius Nunes – coordenador do curso de Jornalismo da PUCPR

Fechado para comentários.