Montagem de “O Beijo No Asfalto” chega ao Guairinha

A peça que teve 30 apresentações no Centro Cultural do Boqueirão, será encenada agora nos palcos do teatro Guairinha

Por Manuella Hoepfner, Matheus Carneiro e Riana Carvalho

a peça ‘O beijo no asfalto’ será encenada no Guairinha | Foto: Manuella Hoepfner

Baseada na obra homônima de Nelson Rodrigues, a peça “O Beijo no Asfalto”, que esteve em cartaz no Centro Cultural Boqueirão, em Curitiba, no mês de agosto, será encenada no Teatro Guairinha entre os dias 20 e 24 desse mês. Desde julho já foram 30 apresentações, 18 sessões exclusivas para escolas, faculdades e grupos de docentes, no Boqueirão. A peça é produzida por Márcio Roberto, dirigida por Edson Bueno e conta com sete atores veteranos.

O livro, publicado em 1961, gira em torno da polêmica sobre um rapaz que beija um morto nas ruas do Rio de Janeiro. O enredo se desenvolve a partir de publicações ilegítimas no jornal fictício “Última Hora”, que acusam Arandir – o protagonista – de diversos delitos. 

O elenco do espetáculo se mostrou honrado por ter a oportunidade de trabalhar com o texto de um dos maiores dramaturgos brasileiros. Por isso, eles tiveram grande preocupação em manter a integridade do livro e dos personagens. 

“Não tivemos de buscar nenhuma inspiração específica. A montagem da peça foi baseada integralmente em discussões e pesquisas focadas no próprio Nelson Rodrigues e sua obra”, conta o ator Robysom Souza, 25, protagonista. “Se tivesse que fazer a adaptação para o nosso tempo, teria que fazer tantas mudanças que iria descaracterizar a obra”, acrescenta o diretor, Edson Bueno.

Produtor do espetáculo, Márcio Roberto Gonçalves afirma que a peça teve sucesso porque seguiu as diretrizes do Centro Cultural Boqueirão ao descentralizar a cultura. Houve grande participação do público estudantil, com mais de mil alunos assistindo às apresentações, e de moradores do bairro. 

Fechado para comentários.