O horário de verão começa no próximo domingo, dia 20 de outubro

A partir da meia-noite deste sábado (19) os moradores da região Sul, Centro-Oeste e Sudeste deverão adiantar seus relógios em uma hora

Por Letícia Joly

Pôr do Sol mudará de horário a partir de domingo

Pôr do Sol mudará de horário a partir de domingo

O horário de verão terá início neste dia 20 (domingo), abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também do Distrito Federal. Tocantins não irá aderir ao horário este ano, também como a Bahia.

Nem todas as pessoas sabem o motivo real do horário de verão, que é economizar energia durante os meses com a maior temperatura anual. Durante a mudança, a população usufrui de uma hora a mais de luz todos os dias, economizando a quantidade de energia elétrica usada durante esse tempo. O horário de verão, que inicia dia 20 de outubro se estenderá até 16 de fevereiro de 2014, fará com que as pessoas possam aproveitar 118 dias de uma hora a mais de luz solar, na teoria uma hora a menos de luzes acesas.

Este evento anual é visto pela população com diversas opiniões e pontos de vista. “Gosto do horário de verão porque os dias ficam mais longos, dá pra aproveitar muito mais o tempo com minha família e meus amigos”, diz Alice Cândido, estudante.

Porém, o novo horário traz um grande transtorno na vida de outras pessoas. “É muito ruim, porque afeta as rotinas do organismo. Como temos que dormir uma hora mais cedo, precisamos acordar uma hora antes. Isso afeta o nosso desempenho no trabalho e durante o dia, e nem todos conseguem se adequar a isso. E quando conseguem, o horário alterna para o horário normal novamente”, relata Cláudia Schmidmeier, profissional da área de saúde.

A medida foi implantada há 82 anos pelo presidente da época Getúlio Vargas, e é seguida até hoje pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O Paraná está no terceiro lugar entre os estados que mais economizam energia com o horário. Segundo a Companhia Paranaense de energia elétrica (COPEL), o horário adotado deve diminuir o uso de eletricidade em até 5%.

Vestibular

No ano de 2013, o início do horário de verão será exatamente no mesmo dia do vestibular da PUCPR, e isso pode causar problemas em relação aos horários de fechamento dos portões, já que muitas pessoas esquecem de adiantar o relógio e ficam uma hora atrasadas em relação aos outros.

Os vestibulandos estão preocupados com a coincidência, pois pode piorar ainda mais o trânsito nos dias de prova. “Milhares de carros e estudantes se dirigindo para um só lugar no mesmo dia, com horário rígido de fechamento dos portões e centenas de salas, em vários blocos diferentes para fazer uma prova já é um transtorno, e agora com o horário de verão no mesmo dia vai ser ainda pior, tenho medo de perder a hora”, diz Roberta Malucelli, vestibulanda.

Uma dica para os vestibulandos é sair de casa mais cedo do que o normal, pois com esse incidente de mudança de horário, o trânsito vai estar ainda mais lento.

Grupo: Giulie Hellen Oliveira de Carvalho, Lana Gillies e Letícia Joly.

Fechado para comentários.