webweb
Os webdocumentários e as novas possibilidades da narrativa documental

Palestra trouxe informações sobre nova plataforma jornalística

Julia Baggio

webweb

Palestra de Marcelo Buer
Por: Julia Baggio

Em palestra no evento promovido pelo Curso de Jornalismo da PUCPR , “1º Beta Jornalismo”, o palestrante Marcelo Bauer comentou sobre o uso dos webdocumentários dentro jornalismo, assim como seus prós e contras. Abordou também uma discussão sobre as novas possibilidades da narrativa documental.

Segundo Bauer, hoje com o uso das novas mídias, o modelo webdocumentário vem crescendo e ganhando seu espaço nos meios de comunicação. “Hoje as novas mídias vêm ganhando um espaço maior no jornalismo, e um exemplo disso é o webdocumentário que é muito usado como ferramenta de multimídia nas grandes reportagens”.

O modelo das novas mídias também chama atenção de futuros jornalistas, assim como do aluno do 4° período de jornalismo, Jordan Marciano. “Como futuro jornalista, reconheço que conhecer mais sobre os novos meios de comunicação e suas plataformas é muito importante, pois serão com eles que iremos trabalhar futuramente. O webjornalismo é um grande exemplo de interatividade dentro de grandes reportagens”, afirma o estudante.

O palestrante também focou muito na questão da interação com os leitores, onde eles podem escolher que caminhos seguirem dentro da reportagem, o que querem ler, onde e qual sequência. “Interatividade”, está é a principal característica das novas mídias e do webdocumentário.

Maicon Alves, aluno do 1° período de Jornalismo, diz que receber informações como estas são muito importante para formação dos futuros jornalistas da era digital. “Acredito que por estar começando agora, sei pouco sobre as mídias digitais, porém com a palestra já tive uma ideia de como funciona e de como o jornalismo está se modificando e precisamos acompanhar esta mudança”, detalhes.

Já a aluna de Publicidade e propaganda, Rayssa Naves, focou a importância dos webdocs no seu curso. “Muitas pessoas focam realmente esta plataforma ao curso de jornalismo, mas hoje vendo a palestra pude perceber, que muitas destas questões se encaixam no curso de publicidade, ainda mais pela interação com público, que são nossos clientes”, afirma.
Marcelo Bauer ainda comentou sobre a importância de um evento como o Beta Jornalismo, para que o webdocumentário seja mais conhecido por todos por ser uma grande plataforma. “O webdocumentário já tem seu espaço no Brasil e no mundo. Hoje por oferecer mais interação, tem uma busca grande e que agrada os leitores. Eventos como esse só mostram o interesse das pessoas em busca de conhecimento pelas novas mídias”, completa.

Fechado para comentários.