Paraná Clube inova com estratégia de marketing

por Ex-alunos
Paraná Clube inova com estratégia de marketing

Passando por dificuldades Tricolor recebe patrocínio da Fúria Independente

Daniel Malucelli

O Paraná Clube inovou nas estratégias de marketing. No mês de agosto, o clube fechou um contrato de patrocínio com a Torcida Fúria Independente (TFI), que é a principal torcida organizada do time. A marca da torcida foi estampada na parte frontal da camisa, chamada de patrocínio master, nos confrontos disputados contra o Sport-PE e Guaratinguetá-SP, realizados na Vila Capanema, nos dias 24 e 31 de agosto, respectivamente. O tricolor venceu os dois jogos.

O vice-presidente de marketing do Paraná Clube, Christian Knaut, disse que a ideia surgiu em um bate papo informal entre diretoria e torcedores. “Quebramos paradigmas, tivemos repercussão no cenário nacional e em países como Portugal e Itália. Com certeza tivemos um aporte de sócios e a receptividade por parte da torcida foi excelente, mas precisamos comunicar a todos que foi (e continua sendo) uma negociação estritamente comercial, sem favores ou interferências na gestão de qualquer uma das duas organizações. A grande inversão de valores é por ser uma ação que nunca foi realizada no futebol brasileiro”, explicou Knaut.

Sem Influência

Ao ser questionado sobre os riscos do clube ser patrocinado por uma torcida organizada, Knaut foi claro. “Não há questão de riscos, pelo menos para o Paraná Clube, pois foi uma ação totalmente comercial. Tivemos trabalho em demonstrar à sociedade em geral, que as duas organizações trabalham juntas em pró do Paraná, mas cada uma com suas estratégias e características. Sabemos que seríamos criticados, mas o clube sempre teve uma boa relação com a Fúria Independente. Mas nós deixamos claro que não iremos aceitar influências nas decisões estratégicas tomadas no clube”, finalizou.

O clube tem dificuldades em conseguir um patrocinador master, e por isso vem realizando parcerias de curto prazo. Na primeira semana de setembro, os jogadores faltaram a um treino, reivindicando salários atrasados dos meses de julho e agosto, que ainda não haviam sido pagos. Mesmo com esses problemas, o time faz uma boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro, e tem chances reais de conseguir o acesso.

Torcida Apoia

A ação feita pelo clube realmente motivou os torcedores, de todas as idades, que estão lotando a Vila Capanema nos últimos jogos. Gilmar Furtado, 53 anos, apoia a iniciativa. “A TFI está dando uma aula de como torcer pelo seu clube em momentos difíceis, como é o caso atual do Paraná, que está com sérios problemas financeiros. Eu apoio sim o patrocínio”. Philipe Winagraski, 18 anos, também gostou da iniciativa. “A torcida está mostrando que está junto com o time, tanto nos momentos bons quanto nos ruins”, disse o torcedor paranista.

Nova camisa pode ser comercializada até o fim do ano Crédito: Felipe Ribas

Nova camisa pode ser comercializada até o fim do ano
Foto: Felipe Ribas