Paróquia Nossa Senhora da Luz

2 – Paróquia Nossa Senhora da Luz

É impossível passar pela praça Tiradentes e não notar a grande obra de arte que lá se encontra. Suas torres imensuráveis e os badalos dos sinos ecoam para todos que passam nos arredores.

Quando entramos na igreja, podemos observar que seu ambiente é escuro. Apesar de se localizar em um ponto central da cidade, só podemos ouvir o silêncio. Somos confrontados com a grandiosidade da obra, que apresenta arcos e torres elevadas, nos inferiorizando diante de Deus e nos convidando a uma reflexão. A paleta dourada simboliza toda a grandeza e riqueza da Instituição.

A antiga igreja Matriz de Curitiba foi construída em 1720, apresentava um estilo colonial. Após 1857, foram erguidas torres no templo, que ocasionaram o abalo das estruturas e levaram o local a demolição em 1875.  A atual Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba apresenta o estilo neogótico e foi erguida no mesmo local da Praça Tiradentes. Suas obras foram iniciadas no ano de 1876 e finalizadas em 1893.

A Igreja Matriz foi elevada à condição de Catedral, em 1892, com a criação da Diocese de Curitiba e é um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.

Sua história é recheada de fatos curiosos. Conheça um pouco mais:

 << a terceira igrejaa primeira igreja >>

Fechado para comentários.