Duvidas
Eleitores não sabem diferença entre cargos

Pesquisa aponta dúvidas comuns de eleitores perto das eleições

Por Daniela Borsuk

Às vésperas das eleições, eleitores ainda não sabem a diferença entre os cargos de deputado, senador e governador, mostra pesquisa realizada por alunos do Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) . A situação piora quando são questionados sobre a procura pelo histórico e campanha dos candidatos: 64% dos eleitores assumem não ter buscado informações sobre os candidatos.

Exatos 61% dos entrevistados não sabem qual é o papel de um deputado, enquanto 33% desconhecem a diferença entre as funções de senador, governador e deputado. O levantamento mostra, ainda, que 35% não entendem a diferença entre os votos branco e nulo e que 30% desconhecem as consequências de não justificar o voto.

Votando pela primeira vez, o estudante Alisson Cercal, 18, buscou na internet sobre o histórico de alguns candidatos, mas teve dificuldades de encontrar informações verdadeiras “Tem muita coisa que não se deve acreditar, muitos sites são de criação dos próprios candidatos, manipulando as informações a seu favor de forma tendenciosa”. Cercal ainda não decidiu em quem votar devido as poucas informações encontradas.

Sem saber qual o papel do Deputado Estadual, a vendedora Caroline Lopes, 20, se confunde e reclama sobre a falta de explicação por meio dos órgãos oficias. “Não basta o eleitor ir atrás, essas informações da internet confundem ainda mais a população. Não tem um comprometimento sério com quem vai decidir o futuro do país” argumenta.

Para a também estudante Karina Ruchinski, 18, que vota desde os 16, falta interesse da parte dos próprios eleitores: “As informações são de fácil acesso, mas parece que esse direito de eleger nossos representantes, que lutamos tanto para conseguir, deixou de ter importância na vida dos brasileiros. Muitos votam apenas por obrigação, não estão preocupados nas propostas, histórico ou caráter dos candidatos que estão escolhendo para os representar.”

O desinteresse do eleitor aliado a dificuldade para encontrar informações gera dúvidas. De acordo com o advogado Fábio Henrique dos Santos, 48, o eleitor é pouco informado sobre seus direitos e deveres, assim como as obrigações de cada candidato. “O fato é que a maior parte das pessoas ainda votam e elegem candidatos sem um mínimo de instrução, sem saber o que e porque o estão fazendo”, finaliza.

Dúvidas nas eleições (1)

Esclarecimento das principais dúvidas apontadas pela pesquisa:

Qual a diferença entre senador, governador e deputado?

Governador: autoridade máxima do Estado, define e implanta políticas públicas, administra e defende os interesses de sua região junto á presidência, busca investimentos e obras para promover melhorias, comanda a segurança do estado e nomeia secretários.

Senador: revisa as decisões dos deputados federais, fiscaliza o Executivo e o Legislativo, aprova a escolha dos presidentes de empresas públicas, membros do poder judiciário e diplomatas indicados pela presidência da república e zela pelos direitos constitucionais.

Deputado federal: elabora e vota o orçamento federal, cria projetos de leis federais e derruba leis, propõe alterações na Constituição, em conjunto com os senadores fiscaliza ações do poder Executivo e Legislativo.

Qual a diferença entre votar em branco e votar nulo?

Atualmente, ambos são desconsiderados, registrados apenas para fins de estatística, e não são computados como voto válido, ou seja, não vão para nenhum candidato, partido político ou coligação.

 O que acontece se não justificarmos o voto?

O eleitor que deixa de votar e não justifica a ausência terá que pagar multa. Caso ela não seja quitada, não estará quite com a justiça eleitoral, sendo impossibilitado de concorrer a concursos públicos, obter passaportes ou carteira de identidade, entre outros benefícios.

Fechado para comentários.