Seu comprometimento e carisma são o diferencial na sua profissão.
Pipoqueiro Valdir é exemplo de empreendedorismo popular

Com um carrinho de pipocas no Centro de Curitiba, Valdir é reconhecido como o melhor pipoqueiro do Brasil

Daniela Leal

Um caso emblemático de marketing para pequenos negócios é o do pipoqueiro Valdir Novaki, 41 anos. Apostando em qualidade, criatividade e atenção ao consumidor, Valdir conquistou seu espaço no mercado, e conseguiu se firmar como o melhor pipoqueiro do Brasil. Ficou conhecido, e hoje ministra palestras para grandes corporações, entre elas a Microsoft, Banco Bradesco e Petrobrás.

O pipoqueiro já é conhecido por todos que passam pela Praça Tiradentes
Foto: Daniel Malucelli

O pipoqueiro é reconhecido pela forma como administra seu negócio. As inovações renderam a ele o reconhecimento em todo o país e até mesmo fora dele. O seu trabalho já foi capa de um jornal na França.

Vindo do interior e sem ensino fundamental, Valdir mostrou ser um grande empreendedor. Ele percebeu que as pessoas deixavam de comprar pipoca devido à falta de qualidade e limpeza. “Baseado nisso fiz um curso de manipulação de alimentos. Levei tudo que aprendi para o meu negócio”, diz Valdir.

Seu carrinho de pipoca, localizado na Praça Tiradentes, tem uma higiene impecável. Assim como seu uniforme branco alvejado, que é trocado diariamente. Ele bordou os dias da semana em seu uniforme, para provar a troca e a limpeza. O cliente ganha um kit higiene composto por um guardanapo, fio dental e uma bala de hortelã. “Com criatividade e investindo em pequenos detalhes, conquistei minha clientela. Graças a essas ideias, pude ser reconhecido pelo meu trabalho”, afirma o pipoqueiro.

Seu comprometimento e carisma são o diferencial na sua profissão.

Seu comprometimento e carisma são o diferencial na sua profissão.
Foto: Daniel Malucelli


Aumento nas vendas e sucesso nas mídias 

Depois do destaque dado ao seu trabalho na mídia, surgiram várias propostas para contar sua história em palestras motivacionais. O pipoqueiro começou a ministrar palestras e teve a oportunidade de viajar pelo Brasil, repassando seu conhecimento para milhares de pessoas. “É realmente mágico estar no palco e poder compartilhar esta história de sucesso”, destaca.

Hoje ele garante vender trinta vezes mais do que quando começou, há sete anos. Por ser um empreendedor nato, proativo e se expressar de forma simples, tem muito a repassar aos profissionais de vendas, estudantes e executivos. Nas palestras, aborda temas como inovação, criatividade, maestria no atendimento, qualidade de serviços, motivação pessoal e empreendedorismo. Mesmo recebendo financeiramente mais com as palestras, ele não larga o carrinho. “Meu trabalho é nas ruas”, ratificou Valdir.

Em suas palestras, Valdir conta como foi possível ganhar a vida e realizar seus sonhos vendendo pipoca. “Em sete anos, consegui realizar tudo que quis. Comprei minha casa, minha chácara, um carro e pago os estudos do meu filho. Todo o sustento da minha família vem da pipoca”, contou o comerciante.


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