Praça Guido Viaro
Praça Guido Viaro receberá peças do Festival de Teatro de Curitiba

As apresentações serão no Teatro Paiol e começam no dia 26 de março

Por Manoela Campos

Cinco produções teatrais serão realizadas no Teatro Paiol, instalado na Praça Guido Viaro, no Prado Velho, a partir do dia 26 de março. A 23º edição do festival, que será realizado em 65 espaços de Curitiba, dentre praças, teatros e parques, conta com 35 espetáculos na mostra principal, sendo sete estreias nacionais e quatro estrangeiras.

A Praça Guido Viaro, também conhecida como Praça do Teatro Paiol, inaugura sua participação no Festival de Teatro de Curitiba no dia 26 de março com a apresentação da peça ‘Concreto Armado’. Nos dias 29 e 30 o teatro receberá a peça ‘Br Trans’. No início de abril o Paiol apresentará o espetáculo ‘Transgressões’, seguido pela tragicomédia ‘Se fosse fácil, não teria graça’. O teatro encerra a participação no festival no dia 6 de abril com o ensaio ‘Nús, Ferozes e Antropófagos’.

O Teatro Paiol é um prédio histórico e não pode passar por grandes reformas, apenas pequenas restaurações na estrutura original são permitidas. Como a construção do local é antiga, há alguns questionamentos sobre a real qualidade do teatro, que receberá um evento do porte do Festival de Teatro de Curitiba.

Vista lateral do Teatro Paiol

Vista lateral do Teatro Paiol

A cantora Amanda Pacífico, 24 anos, que já frequentou o Paiol inúmeras vezes afirma que o lugar está em boas condições para receber o festival, já que a estrutura conta com os requisitos básicos de um teatro, como luz e som, porém as peças devem comportar poucas pessoas, já que o local não é grande.  Para Amanda a estrutura do Paiol é diferente dos outros teatros. “É um teatro pequeno, redondo, feito de pedra e ferro, mas por ser pequeno, é bom pelo fato do público ficar mais perto do artista”.

A respeito da manutenção da praça Guido Viaro, tanto a Prefeitura de Curitiba quanto a direção do Teatro Paiol não se manifestaram até o fechamento desta matéria.

Abrigo de Pólvoras
Inaugurado oficialmente em 29 de dezembro de 1972, o antigo abrigo de pólvora deu lugar ao primeiro teatro de arena de Curitiba. O local conta com um palco de arena, com 5 metros de diâmetro, e plateia para 224 pessoas, incluindo 2 espaços para cadeirantes. Assinado pelo arquiteto Abrão Assad, o Teatro Paiol atualmente é considerado um símbolo cultural e histórico da cidade, já que mantém as características originais da estrutura. Sua atual programação é voltada principalmente à música brasileira. Além de receber shows de artistas nacionais, o Paiol desenvolve uma extensa programação com compositores e artistas paranaenses.
O teatro completará no dia 29 de março 42 anos.

Acesse a programação completa do festival no site http://festivaldecuritiba.com.br/

Fechado para comentários.