Reportagens Especiais

Reportagem Especial – Paranaguá

 

Reportagem Especial – A música é crime?

A metrópole barulhenta não é só um ambiente de ruídos, buzinas e máquinas. Artistas de rua do Brasil e do mundo transformam a atmosfera de uma cidade cinza, mas o preconceito do poder público vem reprimindo a atividade dos músicos nas ruas de Curitiba. Para protestar contra as medidas repressivas, uma rede se formou para organizar o evento “Arte de rua não é crime”. Acompanhamos nessa reportagem especial os artistas no dia do ato, no primeiro show de uma banda independente e na casa coletiva habitada por alguns deles.

 

Reportagem Especial – Imigração

Reportagem especial feita para a disciplina de Mídias Audiovisuais com a orientação da Professora Suyanne Tolentino de Souza, docente da PUCPR do curso de Comunicação Social – Jornalismo. A reportagem aborda a vida e as dificuldades de imigrantes do Haiti e da Síria que atualmente estão morando na cidade de Curitiba, também mostra a visão de um funcionário da Pastoral do Migrante sobre essa situação e seus persongens.

 

Reportagem Especial – O Passar do Tempo

Nesta reportagem especial é mostrado que o Brasil tem mais de 20 milhões de idosos e a expectativa e de que o numero duplique nos próximos 50 anos.  O processo de envelhecimento, no entanto, não acontece somente para as pessoas que ja atingiram a maturidade, como para todos desde o nascimento. No relato de personagens de diferentes faixas etárias é possível perceber o envelhecimento onipresente em todas as etapas da vida.

 

Reportagem Especial – Depressão

 

Reportagem Especial – Ceasa

Uma reportagem especial em que a nossa equipe amanheceu na maior unidade da Central de Abastecimento do Paraná, a CEASA de Curitiba. Mostramos a rotina das pessoas que trabalham diariamente para distribuir os alimentos na capital e na região metropolitana.

 

Reportagem Especial – Dressed as Girl

Nesta reportagem especial é mostrado, essencialmente, a verdade sobre a arte Drag Queen de Curitiba. Afinal, ser drag é uma arte, sendo liberada de diversas formas e estilos.

Trabalho composto por Mahayla Haddad, Sarah Lima, Thais Camargo, Yasmin Soares, Erica Hong e Cristielle Barbosa.

 

Reportagem Especial – Haiti

Nesta reportagem especial é mostrado que os haitianos formam grande parte do total de estrangeiros no mercado de trabalho paranaense, e em Curitiba eles contam histórias de superação e agradecem pela acolhida. Uma lição que fica para quebrar as barreiras do preconceito. Afinal, o mundo é um só.

 

Reportagem Especial – Curitiba Negra

Curitiba Negra é uma reportagem que contém depoimentos de negros e negras que apontam os racismos enfrentados na capital paranaense e como enxergam a sua negritude neste espaço costumeiramente identificado como cidade modelo europeia.

 

Reportagem Especial – Drogas Uma Falsa Alegria

“O mundo das drogas muitas vezes é um caminho sem volta. Não para todos.
Nessa reportagem especial, cruzamos a trajetória de vida de duas pessoas que, após conviverem com esse mal, conseguiram largar esse vício”

 

Reportagem Especial – Geração Y

A reportagem a seguir mostra as características de uma grupo que pretende mudar o mundo: a geração y! A visão psicológica é ressaltada mostrando a diversidade de pensamento e atitude destes jovens que nasceram em uma época com avanços técnológicos e socioculturais.

 

Reportagem Especial – Mulher Tem Voz

Há 10 anos entrava em vigor a lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, a primeira legislação brasileira a ter como foco a violência contra a mulher. Os avanços foram imensos, mas o número de casos de violência de gênero ainda é alto no Brasil. Só no SUS, os atendimentos a vítimas de violência física, sexual ou psicológica chegam a 148 mil por ano. E essas mulheres precisam contar suas histórias.

 

Reportagem Especial – Grandes Mulheres

Independentemente da forma, o que importa é você se sentir bem consigo mesmo. Parece clichê, mas essa é uma teoria que não se aplica à todos. Nós mostramos os dois lados da moeda. Há quem se aceite e se ame do jeito que é, e quem tem dificuldades em se sentir bem por estar fora dos padrões de beleza que a sociedade impõe.
A reportagem especial ”Grandes Mulheres” revela que a obesidade vai muito além de estar acima do peso. Como se sentem e como é auto estima dessas mulheres?

 

Reportagem Especial – Os Vícios do Celular

Na atualidade, um dos maiores vícios da sociedade é o vício em equipamentos eletrônicos, em especial os celulares. Com o avanço da tecnologia de rede e informação, além do advento das redes sociais, as pessoas estão cada vez mais conectadas, o que pode representar risco para a vida social e para a saúde.  Se não utilizado com precaução e atenção, o celular pode apresentar um mundo “duvidoso” ao usuário, principalmente em aplicativos de relacionamento.

 

Reportagem Especial – Deficientes Físicos

O número de deficientes físicos no Brasil é pequeno, mas as histórias de superação são grandes e cheias de aprendizado. Produzir uma reportagem especial audiovisual sobre o tema, por mais interessante que seja, é difícil. Os dados são poucos e as fontes que se dispõe a falar são quase inexistentes. Encontrar personagens e poder contar essas histórias é importante para o público, uma vez que muitas vezes ele não tem contato com esse recorte da população. Trazer essa temática ao público visa aumentar a empatia e tolerância do telespectador.

 

Reportagem Especial – Trabalho Voluntário

A reportagem expõe o trabalho das organizações sem fins lucrativos, dando evidenciando um personagem que deixou a casa e estilo de vida para morar e viver a rotina da comunidade que ele ajuda.  O objetivo é mostrar um pouco desse universo  por meio de alguns voluntários que atuam nessas organizações e a importância para quem é auxiliado por esse tipo de trabalho.

 

Reportagem Especial – Superação do Luto

O luto é um processo inevitável na elaboração de uma perda. Todas as pessoas passam por esse processo, umas com maior e outras com menor intensidade, dependendo do grau de parentesco, tipo de morte e vínculo. Nesta reportagem, é apresentado histórias de pessoas que após experiências de perda de entes queridos de forma trágica deram um novo sentido à sua dor ajudando outras pessoas que vivenciam a mesma situação.

 

Reportagem Especial – Casa Própria no Brasil

A reportagem “Casa Própria no Brasil” tem como objetivo traçar um panorama sobre como está a atual situação da população brasileira em relação ao mercado imobiliário. Para a realização recorremos a dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para ter um embasamento numérico. Segundo pesquisas do mesmo, entre os anos de 2009 e 2011 três em cada quatro brasileiros possuem a casa própria.

 

Reportagem Especial – Haitianos em Curitiba

Por conta do terremoto ocorrido em 2010, muitos haitianos tiveram de abandonar o país natal. A maior nação acessível à maioria era o Brasil, destino escolhido por grande parcela dos desabrigados. O objetivo da reportagem especial é mostrar como eles estão vivendo em Curitiba e como encontraram esperança em nossa cidade, além de levantar dados sobre a quantidade de pessoas e quantos estão exercendo suas profissões originais.


 

Reportagem Especial – Catadores de papel

A reportagem especial “Cata-dores” evidencia a linguagem convergente reproduzida através da utilização de dispositivos mobile durante a realização da mídia propondo uma linguagem moderna em relação aos tradicionais veículos de comunicação.  Por meio de histórias de vida, trata a profissão de catadores de material reciclável como categoria reconhecida como profissão pelo Ministério do Trabalho em 2002, considerando que a função que existe há mais de 70 anos, não resguarda os direitos trabalhistas de toda classe.

Reportagem Especial – Voluntariado

A reportagem traz organizações sem fins lucrativos, dando evidência a um personagem que deixou as sua casa e estilo de vida para morar e viver a rotina da comunidade a qual ele ajuda. Mostra o cenário das ongs hoje em Curitiba, como elas se modificaram, profissionalizaram e vem mudando cenários sociais e vidas com pequenas atitudes podem ser multiplicadas.