Saiba onde doar roupas usadas em Curitiba

Curitiba e região têm 85 postos de coleta; veja mapa

Por Natalia Filippin

A campanha de agasalho Doe Calor, organizada pela Prefeitura de Curitiba e pelo  Instituto Pró-Cidadania, recebe, desde 13 de março, doações de roupas usadas em 85 postos, incluindo cidades da região metropolitana. A campanha, realizada por meio da Fundação de Ação Social (FAS) e arrecada roupas, agasalhos e cobertores para serem repassados à população em situação de vulnerabilidade social.  O cidadão que deseja ajudar na campanha encontra postos da campanha em estabelecimentos comerciais, condomínios ou órgãos da Prefeitura. Redes de supermercados e farmácias, escolas, academias de ginástica, lojas Leve Curitiba, Bistrôs Curitiba, além dos Faróis do Saber e das Ruas da Cidadania também estão participando.

O Portal Comunicare preparou um mapa especial com esses locais.

A campanha disponibiliza caixas de coleta de roupas, calçados e cobertores diretamente em diversos postos credenciados para doações. “As doações que recebemos são repassadas através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Assim, todas as regiões da cidade são atendidas. Neste momento inicial da campanha, contamos principalmente com as doações e com a solidariedade da população e das empresas para atender a quem mais precisa”, explica o superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann.

Interessados em doar móveis e utensílios domésticos podem solicitar pela Central 156 o atendimento do Disque Solidariedade, serviço da FAS que recolhe esses donativos. Empresas podem contribuir através da compra de cotas corporativas, que, posteriormente serão revertidas em cobertores novos, ou vale-cobertores, no valor de R$ 10. A comunidade também pode adquirir os vouchers nas lojas Leve Curitiba. Este ano a campanha conta novamente com a participação do Oil Man (um dos personagens mais conhecidos da cena curitibana, que costuma pedalar pelas ruas da cidade usando apenas sunga, com o corpo coberto de óleo).

O Instituto Pró-Cidadania fez também a compra de 50 mil cobertores novos e outros artigos de uso pessoal, como cachecóis de luvas, e que também serão repassados via CRAS as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

Volume de doações

Embora a Prefeitura se utilize de personalidades para promover a campanha, as doações têm diminuído. De 2010 para 2011, houve aumento: em 2010, 276 mil pessoas e 742 instituições foram atendidas; em 2011, 346 mil pessoas beneficiadas. Já em 2012 foram doadas 571 peças de roupas e em 2013, ano com as temperaturas mais baixas desde 2000 – a neve voltou a cair na cidade depois de 38 anos, as doações somaram 305 mil peças e entrega de mais de 60 mil cobertores. Em 2014, foram 49 mil cobertores.

 

Campanha “Quem doa é gente boa”

Outra forma de ajudar é por meio da Campanha de Inverno ISALUC 2015 (serviços de engenharia, informática e construções). Todas as doações recebidas serão destinadas à Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), que é a primeira instituição no Brasil a apoiar crianças carentes com câncer e não tem fins lucrativos. O objetivo da casa é dar amparo necessário para famílias carentes de todo o Brasil que buscam em Curitiba a cura de seus filhos.

A associação depende fundamentalmente de doações de roupas, cobertores, alimentos, móveis, utensílios etc. Pra comemorar o primeiro mês de campanha, a ISALUC fez a primeira entrega das doações na APACN. Foram 1892 peças de roupas, sendo 106 pares de calçados e 1786 em itens como blusas, cobertores, travesseiros, camisetas, calças e roupas para bebês. Também foram arrecadados 2 inaladores, 3 pacotes de fraldas e algumas mamadeiras. Serão 50 pontos de coleta em Pinhais e Região Metropolitana de Curitiba:

Para maiores informações: ISALUC: 41 3668-5100 / www.isaluc.com.br. APACN: 41 3024-7475 / www.apacn.org.br

 

 

 

 

 

 

1 comentário to “Saiba onde doar roupas usadas em Curitiba”
  • Marcos Farion
    21 de maio de 2015 -

    Obrigado pela matéria!
    Quem Doa é Gente Boa tem página no facebook pra quem quiser mais informações: http://www.facebook.com/quemdoaegenteboa

    Se precisarem de alguma informação adicional, estaremos à disposição!
    Ainda dá tempo de mais empresas participarem e aderirem à campanha.

    Obrigado!