Curitiba: 6 peças para assistir grátis

Espetáculos vão de animação a montagens tradicionais

Por Débora Macedo

Além da releitura da famosa obra de Dalton Trevisan “O Beijo na Nuca” que você pode conferir aqui, o Portal Comunicare selecionou mais seis peças teatrais para assistir em Curitiba em outubro sem pagar nada.

 

 1.      “Cena HQ: Piteco – Ingá”

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, pelo projeto Cena HQ, realizado pela Vigor Mortis em parceria com a Quadrinhofilia, a leitura cênica do quadrinho “Piteco – Ingá”, do paraibano Shiko. A obra é uma adaptação do Nordeste pré-histórico, inspirada em Piteco, personagem de Maurício de Sousa para o selo Graphic MSP. A trama gira em torno da disputa territorial entre três povos, que antes eram unidos: os homens-tigre, o Povo de Ur e o Povo de Lem. A direção fica a cargo de Paulo Biscaia, que, ao final da leitura, estará ao lado do elenco e do autor para um bate-papo com o público.

Serviço: 07/10 (quarta), às 20h, no Teatro da Caixa – R. Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba.

 

2.       “Palhaço Gourmet”

Idealizado pelo núcleo teatral Palhaçaria, o evento reúne duas equipes de palhaços que competem em jogos de improviso escolhidos pela plateia e divididos em um “menu” de dificuldades: aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa e raspa da panela. O público decide qual equipe jogou melhor e, ao final, os vencedores são presenteados pelas mãos do público com uma torta gourmet preparada pela equipe perdedora. Além dos atores, uma banda formada por palhaços dá a trilha sonora do evento.

Serviço: 15/08 a 10/10 (sábados), às 20h30, na Casa da Flor Bistrô – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1227, Centro, Curitiba.

 

3.       “As Espertezas de Arlequim”

Inspirado na “Commedia dell´Arte”, esquema teatral italiano, o espetáculo “As Espertezas de Arlequim” ganha plateia em diversos espaços de Curitiba, seguindo o roteiro de feiras-livres: Santa Felicidade: Feira do Mossunguê (R. Paulo Gorski), Feira da Praça San Marco (R. Neuraci Neves do Nascimento), Feira do Seminário (R Prof. João Argemiro de Loyola), Feira do Jd. Pinheiros (R. Padre José Martini), Feira do Jd. Saturno (R. Albino Potulski e Feira da Vista Alegre (R. Arthur Leinig). A comédia, do grupo curitibano de teatro de rua “Arte da Comédia”, conta com um roteiro sem falas, dependendo apenas de improvisações dos atores

Serviço: 24/08 a 10/10, todos os dias no horário das feiras.

 

4.       “Kartas de Uma Boneka Viajante”

O espetáculo narra o encontro de um desiludido escritor com uma criança que chora por que perdeu sua boneca. Para alegrá-la, inventa uma história dizendo que a boneca não se perdera, mas que estava apenas viajando. Resolve, então, criar cartas imaginárias escritas pela boneca, endereçadas à menina, contando sobre as aventuras em suas viagens, transformando-se, assim, em um carteiro de bonecas viajantes.

Serviço: 26/09 a 18/10 (sábados e domingos), às 15h, no Auditório Antônio Carlos Kraide – Av. República Argentina, Portão, Curitiba.

 

5.       “A Fabulosa Companhia do Palhaço Só”

O espetáculo “A Estranha Companhia do Palhaço Só”, da Imã Circo, apresenta uma dramaturgia original centrada na onírica narrativa do Palhaço Só, personagem cômico que se vê sem graça e já não encontra beleza em sua arte. Cansado da solidão e da mesmice, começa a reviver suas memórias de circo, e com isto é surpreendido por acontecimentos estranhos. Surgem no picadeiro figuras como a Mulher Barbada, o Homem Cachorro de Terno e o misterioso Apresentador ao Meio. Ao final todos estes personagens e suas ações fantásticas ajudam o Palhaço Só a se reencontrar com a sua própria Companhia, recuperar a alegria de viver e a cumplicidade e risadas de seu público.

Serviço: 03/10 a 31/10 (sábados), às 15h (com exceção do dia 03/10, às 19h), no Circo da Cidade – Rua Benedicto Siqueira Branco, Alto Boqueirão, Curitiba.

 

6.       “Na Cabeça da Poeta”

Espetáculo de teatro de animação que conta a história da infância “imaginada” de Helena Kolody – importante poeta paranaense já falecida, usando como referência sua origem, que fala um pouco sobre a formação do Paraná em uma identidade construída a partir da imigração, e alguns de seus poemas. Em um espaço “imaginado”, duas atrizes/manipuladoras criam o mundo da poesia, um lugar onde o sonho se faz presente.

Serviço: 11/10 a 25/10 (todos os dias), às 11h, no Teatro do Piá – Praça Garibaldi, 7, Setor histórico, São Francisco, Curitiba.

Fechado para comentários.