Livraria-Cultura_PatriciaLion11
7 eventos gratuitos que acontecem em Curitiba

Cidade recebe de exposições de fotos a eventos musicais

Por Cristielle Barbosa e Erica Hong 

Buscando aproximar a população da cultura da cidade, a FCC (Fundação Cultura de Curitiba) e grupos como Coletivo Não Me Obrigue a Pagar promovem e divulgam eventos gratuitos de todos os estilos. Confira alguns eventos que ocorrerão na capital até dezembro, como a Corrente Cultural, que a cada edição atrai milhares de pessoas.

 

1. A vida é perto – Perfis de quem passa na calçada

A exposição fotográfica retrata 24 personalidades curitibanas que fizeram parte da série Perfil 2015, do jornal Gazeta do Povo. Com edição e curadoria do jornalista José Carlos Fernandes, o projeto reúne histórias de quem encontrou seu lugar e deixou sua marca, além de mostrar um lado pouco conhecido dessas personalidades. As fotos são em preto e branco e foram realizadas pelos fotógrafos Albari Rosa, Brunno Covello, Daniel Castellano, Henry Milléo, Hugo Harada, Jonathan Campos e Marcelo Andrade.

Serviço: entre 29 de outubro e 13 de dezembro (de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h), na Casa Romário Martins, Largo da Ordem, 30 – Centro.

 

2. Mostra do Núcleo de Artes Visuais do Sesi Paraná 

A Mostra é uma produção do Sesi Cultura em parceria com o Museu da Gravura Cidade de Curitiba. É um programa de formação para artistas iniciantes e não iniciantes que pretendem ampliar conhecimentos e desenvolver processos artísticos. Durante o programa, os artistas participaram de oficinas e bate papos com importantes artistas e pesquisadores da cena contemporânea, entre eles Paulo Bruscky, Julia Buenaventura, Lula Wanderley, Cristina Freire, Raquel Stolf, Paulo Reis e Peter Pal Pebart.  Constituída por diversas linguagens e experiências processuais, conta com a organização da crítica e curadora Daniela Labra, que orientou os processos artísticos na edição de 2015.

Serviço: entre 4 de outubro e 6 de dezembro (terça-feira às sexta-feiras, das 9h às 12h e 13h às 18h e nos finais de semana, 12h às 18h), no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro.

3. Herói da Paz 

A agência Núcleo de Mídia e Conhecimento traz para a Bienal de Curitiba a exposição ‘Herói da Paz’, instalada no Museu da Gravura, no Solar do Barão. Composta de elementos multimídia, a exposição apresenta dados históricos do Paraná e história em quadrinhos sobre o Barão do Serro Azul, ilustrada por Marcelo Lopes e roteirizada por Carol Sakura.

Serviço: entre 4 de outubro e 31 de dezembro, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Solar do Barão, Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro.

Mais informações:  Fundação Cultural de Curitiba

4. Corrente Cultural de Curitiba 

A Corrente Cultural de Curitiba acontece há oito anos e é grande símbolo de eventos gratuitos na cidade, sendo considerada uma programação de curitibanos para curitibanos, segundo o superintendente Igor Cordeiro da FCC (Fundação Cultural de Curitiba). Durante a semana, dezenas de atrações se apresentarão em teatros, ruas da cidadania, espaços musicais, parques, terminais de ônibus e nas ruas da cidade.

No sábado (7) e no domingo (8), a cidade terá cinco palcos com apresentações de grandes nomes da música nacional. Além de artistas locais, há presença de convidados de fora, com destaque para Pitty, Emicida, Suricato, Far From Alaska e Duda Brack.

Serviço: entre 3 e 8 de novembro, em palcos da Boca Maldita, Ruínas, Praça da Espanha, Teatro Londrina e TUC (Teatro Universitário de Curitiba), além da Tenda Eletrônica, na Praça 29 de Março.

Mais informações: Corrente Cultural

5. Dança Circular 

O evento tem como objetivo promover a interação física, mental e emocional por meio da dança. As danças circulares ocorrem em meio a natureza em roda de mãos dadas, buscam o resgate das danças folclóricas, comandado e organizado por Ana Paula Cervellini do grupo Giraflor – danças circulares de Curitiba.

Serviço: 29 de novembro (domingo) às 10h, no Centro de Criatividade de Curitiba, Av. Mateus Leme, 4700, Parque São Lourenço  –  São Lourenço.

 

6. Natal Luz do HSBC – Coral do Palácio Avenida 

Como todos os anos, o Coral do Palácio Avenida, formado por 160 crianças de instituições sociais, irá cantar músicas alusivas ao natal nas janelas do Palácio Avenida. O prédio ainda conta ainda com 90 mil lâmpadas e shows com fogos de artifício. O evento Natal de Luz é um projeto social organizado pelo HSBC.

Serviço (datas sujeitas a confirmação): 27, 28 e 29 de novembro e nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de dezembro, às 20h10, na Rua XV de Novembro – Centro.

Mais informações: Banco HSBC

7. Árvore Encantada do Radisson 

A Árvore Encantada é uma apresentação natalina com música, projeções de imagens, show pirotécnico e um cenário preparado para emocionar. São 60 vozes de um coral infantil, com repertório que vai das tradicionais canções natalinas às clássicas e conhecidas músicas da MPB. Presente desde 2008, o Radisson Hotel prepara a 8ª edição do projeto, que ainda arrecadará brinquedos durante o evento, para doação a instituições atendidas pela FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba).

Serviço: 11, 16 e 18 de dezembro, no Radisson Hotel Curitiba, Av. Sete de Setembro, 5190 – Batel.

Mais informações:  Árvore Encantada

Fechado para comentários.